ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA

  • Thiago Ingrassia Pereira
Palavras-chave: Ensino de sociologia. Educação popular. Escola pública.

Resumo


A disciplina de sociologia torna-se obrigatória no Brasil a partir de Lei Federal em 2008, porém sua legitimidade na educação básica e, em especial, no ensino médio permanece um campo em disputa, mobilizando a comunidade científica politicamente engajada no debate sobre a qualificação do espaço curricular da área de ciências sociais na escola. A introdução da sociologia no ensino médio mostra-se contemporânea da discussão sobre a própria reorganização desse nível de ensino, criando um cenário de insegurança em relação aos processos acadêmico-formativos e profissionais. Assim sendo, disputar o sentido das reformas curriculares em curso pode representar uma oportunidade de tornar visível a contribuição formativa da sociologia, problematizando o seu lugar na escola pública. A sustentação teórico-prática em princípios da educação popular sinaliza para um compromisso político com desdobramentos epistemológicos e metodológicos, reconhecendo a contribuição do pensamento freireano na construção de uma escola pública e popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira

Licenciado e bacharel em Ciências Sociais. Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da área de fundamentos da educação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –Campus Erechim, RS. Tutor do Grupo PET conexões de saberes – Práxis/Licenciaturas (bolsista FNDE).

Pesquisador do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Ciências Sociais (Laviecs) UFRGS, CNPq. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), gestão 2013-2016, e é o atual presidente da mesma associação, gestão 2016-2018.

 

Publicado
17-11-2016
Como Citar
INGRASSIA PEREIRA, T. ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A ESCOLA PÚBLICA. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 18, p. 133-149, 17 nov. 2016.
Seção
DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS