O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE

  • Cristiano das Neves Bodart
  • Roniel Sampaio Silva
Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.

Resumo


Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Editor do Blog Café com Sociologia.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).Bacharel e licenciado em Ciências Sociais. Editor do Blog Café com Sociologia.

 

Publicado
17-11-2016
Como Citar
BODART, C. DAS N.; SAMPAIO SILVA, R. O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 18, p. 168-189, 17 nov. 2016.
Seção
DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS