O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Cristiano das Neves Bodart
  • Roniel Sampaio Silva

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10820

Palabras clave:

Ensino de Sociologia. Perfil do Professor. Condição da Prática Docente.

Resumen

Este paper busca apresentar parte de uma pesquisa predominantemente quantitativa aplicada a 550 professores de Sociologia de todas as Regiões brasileiras, que responderam um questionário online presente em um blog de Sociologia. Juntamente com essa coleta de dados, recorremos a fontes do Censo Escolar INEP (de 2007 a 2012). O objetivo é apresentar elementos que venham a colaborar na busca pela compreensão do perfil do professor de Sociologia de Ensino Médio, assim como identificar elementos que nos possibilitem evidenciar suas condições de prática docente a partir de sua percepções. Dentre os resultados, destacamos as dificuldades no uso de recursos didáticos, a desvalorização da disciplina e a falta de professores licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Acreditamos que a presente pesquisa pode contribuir para repensarmos as políticas educacionais ligadas à docência em Sociologia.

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Biografía del autor/a

Cristiano das Neves Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Editor do Blog Café com Sociologia.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).Bacharel e licenciado em Ciências Sociais. Editor do Blog Café com Sociologia.

 

Publicado

17-11-2016

Cómo citar

BODART, C. das N.; SAMPAIO SILVA, R. O PERFIL DO PROFESSOR BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO E SUA PERCEPÇÃO DA CONDIÇÃO DOCENTE. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 168–189, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10820. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10820. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS