COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS INICIAIS SOBRE UMA AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Andrielle Cristina Moura Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Itamar de Morais Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Comunicação. Educomunicação. Ecologia dos Saberes.

Resumo

Reflete-se sobre ações parciais do projeto de extensão: Agência Fotec de Comunicação Multimídia na Universidade e na Escola Pública, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel, localizada no bairro da Cidade da Esperança (Natal/Rio Grande do Norte - Brasil), envolvendo alunos do curso de Comunicação Social/UFRN e do 4º ano do ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos. A ação visa contribuir com o processo de aprendizagem dos envolvidos, evidenciando o seu papel como protagonistas na sociedade. O projeto atende cerca de 50 crianças e conta com o apoio de professores da escola. Notamos que ações extensionistas que unam comunicação e educação podem ser responsáveis por mudanças na universidade e nas escolas e indutoras da renovação de práticas epistemológicas e educativas.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrielle Cristina Moura Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Bolsista Capes. Membro do Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia: Teorias, Linguagens, Indústria cultural e Cidadania (Pragma) e do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (PPgCS/UFRN), conveniado ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal). Filiada à Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).

Itamar de Morais Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Pesquisador do Grupo de Pesquisa PRAGMA (Pragmática da Comunicação e da Mídia) e do Grupo de Pesquisa Cultura, Política e Educação, vinculados ao CCHLA/UFRN. Membro pesquisador do Observatório Boa-Ventura de Estudos Sociais (OBES), em convênio com o Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra – Portugal (CES/UC). Pós-doutorado realizado no Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, na linha de pesquisa: Pós-Colonialismos e Cidadania Global, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Financiado pela CAPES.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

MOURA MENDES, A. C.; NOBRE, I. de M. COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS INICIAIS SOBRE UMA AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 307–325, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6712. Acesso em: 26 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)