ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre/UFAC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29957

Palavras-chave:

Regências, Formação Inicial, Contexto Escolar, Prática de Ensino

Resumo

O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACRE. Universidade Federal do Acre. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Rio Branco, UFAC, 2008.

ACRE. Universidade Federal do Acre. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Rio Branco, UFAC, 2018.

AGUIAR, C. K; ROSA, J. V. A.; AGUIAR, L. K; SILVA, K. L.; LIMA, H. G; SOUSA, E. A. B. Saberes experienciais: relatos de experiências de professores de Química da Educação Superior. A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura. 3ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. p. 35-44. Disponível: https://sistema.atenaeditora.com.br/index.php/admin/api/artigoPDF/43034. Acesso em: 10 out. 2021.

BERNARDY, K; PAZ, D. M. T. Importância do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores. UNICRUZ, 2012. In: Ciência, Reflexividade e (in)certezas, 2012. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL, CNE, Resolução CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Recuperado em, v. 23, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf. Acesso em: 15 out. 2021.

BRASIL. Parecer CNE/CES Nº 15/2005. Solicitação de esclarecimento sobre as Resoluções CNE/CP nºs1 e 2/2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf. Acesso em: 08 de out. 2021.

BRASIL. LEI nº 13.005 de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. DOU de 26.6.2014 - Edição extra. Disponível: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 16 out. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/resolucao-cnecp-no-02-de-01-de-julho-de-2015-diretrizes-curriculares-nacionais-para. Acesso em: 16 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 jan. 2022.

BRITO, A. E. Estágio Supervisionado na Formação de Professores: Relato de Experiências. In. CAVALCANTE, Maria. M. D.; SALES, José. A. M.; FARIAS, Isabel. M. S.; LIMA, Maria. S. L. Orgs. Didática e Prática de Ensino: Diálogos Sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.

CANÁRIO, R. Relatório Geral- Formação e desenvolvimento profissional dos professores. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação. Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia Conferência ‘Desenvolvimento Profissional de Professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da vida”. Lisboa, Parque das Nações – Pavilhão Atlântico – Sala Nónio, 27-28 de Setembro de 2007. Comunicações. Lisboa-Portugal, 2008. p. 140. Disponível em: http://www.dgae.mec.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=15446&fo lderId=93067&name=DLFE-2408.pdf. Acesso em: 08 de out. 2021.

CORTE, A. C. D.; LEMKE, C. K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. In: XII Congresso Nacional de Educação - Educere, 2015, Curitiba/PR. Anais do XII Congresso Nacional de Educação - Educere, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22340_11115.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

DANIEL, L. A. O estudanteregente, o professor orientador e os estágios supervisionados na formação inicial de futuros professores de letras. 2009. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/2006/MWHHLKIGEUBK.pdf. Acesso em 10 de out. 2021.

FRANÇA, D. de S. Formação do pedagogo: a orientação dos estágios de ensino pelo professor da escola básica. IX Congresso Nacional de Educação – EDICERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 26 a 29 de outubro de 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3064_1382.pdf. Acesso em: 16 out. 2021.

FRANCO, M. V. A.; DANTAS, O. M. A. N. A. Pesquisa Exploratória: aplicando instrumentos de geração de dados - observação, questionário e entrevista. Anais do XIII EDUCERE. 2017. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25001_13407.pdf>. Acesso em 30/10/2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAMA, R. P. Alguns desafios na condução dos estágios nos cursos de licenciatura. Laplage em Revista, 2 (2), p. 6-17. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/247. Acesso em: 16 out. 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (2009). (Org.). Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. v. 1. 118p.

GHIDINI, A. R. Estágio Curricular Supervisionado a Licenciatura em Ciências Biológicas: uma Oportunidade de Aprendizagem. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , [S. l.], v. 6, n. 2, p. 190–207, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2426. Acesso em: 13 out. 2021.

LEFFA, V. (Org.). O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: Ed. Educat, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/bR7pckcQQkzjFxTdN9bxH5K/. Acesso em: 13 out. 2021.

MEDEIROS, E. A de; FORTUNATO, I.; ARAÚJO, O. H. A. Professores orientadores dos estágios supervisionados das licenciaturas do Brasil: Análise De Teses Nacionais 2014 – 2018. Práxis Educacional, 2020, 16(43), 29-50. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6777

MOREIRA, A. L.; COSTA, I. L. M. da; ASSIS, L. F. de (2018). As Bases Legais do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura: entre o Vigente e o Novo. Pedagogia em foco, v. 13, p. 81, 2018.

NÓVOA, A. Esboço de um modelo de análise da profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (org). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. p.22-34.

OLIVEIRA, R. G. Estágio supervisionado – horas de parceria escola-universidade. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

PEREIRA, R. C. Estágio Supervisionado: o Papel do regente e da escola na identidade do licenciando. In: IV Encontro Estadual de Ensino de História, 2017, Conceição do Coité. IV Encontro Estadual de Ensino de História. Disponível em: http://www.ensinodehistoria2017.bahia.anpuh.org/resources/anais/8/1505839220_ARQUIVO_Artigo.pdf. Acesso em: 10 de out. 2021.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.

PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria. S.L. Estágio e Docência. 7ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SANTOS, E. A; FREIRE, L. I. F. Planejamento e aprendizagem docente durante o estágio curricular supervisionado. ACTIO: Docência em Ciências, v. 2, n. 1, p. 263-281, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6767. Acesso em: 11 out. 2021.

SANTOS, D; RODRIGUES, D; VICENTE, S. A.; ARAUJO, M. J. A Importância do Estágio Curricular Supervisionado nos Cursos de Licenciatura. In: Jornada de Iniciação Cientifica e Extensão, 2018, Palmas. IX JICE 2018, 2018. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/index.php/jice/9jice/paper/viewFile/9135/4102. Acesso em: 13 out. 2021.

SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 5, p. 187-192, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/8MGqFCjhjvXKQsq37t6q7PK/?format=pdf. Acesso em: 12 out. 2021.

SILVA JÚNIOR, V. C.; SÁ, R. A. Estágio supervisionado em química: as reflexões e contribuições para a formação docente em Pernambuco. Scientia Naturalis, v. 3, p. 665-677, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/5672. Acesso em: 10 out. 2021.

Silva, O. de O. e; Lopes, M. M. Impacto do PIBID na formação dos bolsistas: que identidade docente o programa favorece. Revista Brasileira Multidisciplinar, 24(1), 210-224. Disponível em: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i1.688. Acesso em: 03 nov. 2021.

SOUSA, C. G. O olhar do estagiário acerca da atual realidade educacional. Eventos Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 277-290, 2011.

SOUZA, G. A. P. O Estágio Docência na Pós-Graduação: Relatos de uma Professora do Magistério Superior. Scientia Naturalis, v. 1, p. 140-147, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2666. Acesso em: 10 out. 2021.

SOUZA, G. A. P. Representações sociais sobre ser professor e o processo de (re)construção da identidade docente: um estudo no curso de licenciatura em química da UFAC – Rio Branco. Curitiba, 2021. 285 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=76679&idprograma=40001016001P0&anobase=2021&idtc=1640. Acesso em: 13 out. 2021.

SOUZA, R. V. Os professores regentes frente aos estágios supervisionados: contribuições e desafios deste profissional. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, vol. 7, n.12, p.119-134,2016. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/320. Acesso em: 16 out. 2021.

TURATO, E. R. Conceitos de pesquisa qualitativa em saúde mental. In: BARROS, Nelson. F; CECATTI, José. G.; TURATO, Egberto. R. (Org.). Pesquisa qualitativa em saúde: múltiplos olhares. 1ed.Campinas: Pós-Graduação da UNICAMP, 2005, v. único, p. 27-35.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

PANTANO SOUZA, G. A. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 72–94, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino