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ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC

Autores

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre/UFAC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29957

Palavras-chave:

Regências, Formação Inicial, Contexto Escolar, Prática de Ensino

Resumo

O estágio se configura como um dos elementos mais importantes da formação inicial de professores, pois aproxima o estagiário do seu campo de trabalho e proporciona reflexões importantes sobre suas ações ainda em formação. Dessa maneira, a escolha do tema de pesquisa se deu pela necessidade de destacar a importância do Estágio Supervisionado na formação do futuro docente e, por isso, o objetivo do estudo é discutir aspectos relativos às vivências e concepções dos estagiários, a partir de relatos de professor-supervisor e estudantes matriculados no Estágio Supervisionado obrigatório do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo exploratória e teve como instrumento de coleta de dados questionários não estruturados, aplicados junto ao professor-supervisor e ao estudante-estagiário. Os resultados indicam que o estágio tem sido a “porta de entrada” para que os licenciando conheçam o futuro local de trabalho e a realidade do contexto escolar. Além disso, o Estágio Supervisionado tem contribuído para o processo de formação dos futuros docentes, ainda que existam algumas limitações.

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Referências

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Publicado

24-09-2022

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Como Citar

PANTANO SOUZA, G. A. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFAC. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 72–94, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29957. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino