O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29966

Palavras-chave:

Ensino de Química, TICs, Professores em Serviço, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas.

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Publicado

21-10-2022

Como Citar

DE SOUZA MULINARI , M. B.; SOUZA PEREIRA, A. de .; FIORUCCI, A. R. O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 25–43, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29966. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino