O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29966

Palavras-chave:

Ensino de Química, TICs, Professores em Serviço, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho descreve uma pesquisa realizada com professores em serviço egressos do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Dourados, dos anos de 2011, 2012 e 2013. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário on-line, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e interpretativo com objetivo de investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e entender o papel exercido por essas tecnologias na prática docente. Os resultados apontaram que os professores realizam atividades por meio das TICs, mas que possuem dificuldades e limitação no uso devido aos condicionantes da escola como falta de estrutura, velocidade e acesso à internet, entre outros. Por meio da pesquisa foi avaliado que há resultados positivos quando se utiliza alguma dessas tecnologias no trabalho docente. Os professores consideram importante a utilização das TICs em sua prática informando seu uso em sala de aula com frequência e apoio da coordenação pedagógica e direção das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, A. P. R. de. O uso das tecnologias na Educação: computador e internet. 2011. p. 22. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia A Distância, Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.

ARROIO, A.; E GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino., ciência na mão, recursos para a educação em ciências. Química nova na escola v. 24, p. 3, nov. 2006.

BARROS, M. R.; BAFFA, A.; QUEIROZ, S. L. Blogs na Formação Inicial de Professores de Química. Química Nova na Escola, São Paulo/SP, v. 36, n. 1, p.4, fev. 2014.

CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007

DAMASCENO, J. A. BRITO, G. da S. O uso das tics nas aulas de história e estratégias para inclusão digital dos professores. SEED/PR. Curitiba, p. 5, 2009.

GOLENIA, L. O espaço de ensino-aprendizagem e as novas tecnologias: realidades e possibilidades. Dia-a-dia Educação, Paraná, p.11, 2008.

LEITE, B. S.; Tecnologias no ensino de quimica: Teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015. 46-51 p.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sisifo/revista de ciências e educação. n. 3, p. 43, maio/ago. 2007.

PAZ, A. N. de L.; PIMENTEL, F. S. C.; BARROS, R. A. de. O uso de edublog e a cultura da colaboração online. VI Encontro de Pesquisa em Educação em Alagoas, Alagoas, p. 3, ago. 2011.

PESCADOR, C. M.. Tecnologias digitais e ações de aprendizagem dos nativos digitais. Ceinf, Caxias do Sul/RS, p. 2, maio 2010.

PINTO, A. dos S.; SILVA, C. S. da; SILVA, J. G. da. O Uso da Internet como Ferramenta Pedagógica para o Ensino de Filosofia: uma aplicação com alunos do ensino médio de uma escola estadual. Revista Itec, Caraá/RS, n. 4, p. 9-14, jul. 2009.

UEMS, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Em Química. UEMS, março de 2008 e maio de 2011. Disponível em: < http://www.portal.uems.br/graduacao/curso/quimica-noturno-licenciatura-dourados/projeto_pedagogico> Acesso em: 30 de agosto de 2014

UEMS, Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Em Química. UEMS, 2013. Disponível em: < http://www.portal.uems.br/graduacao/curso/quimica-noturno-licenciatura-dourados/projeto_pedagogico> Acesso em: 30 de agosto de 2014

ROCHA, L. Ao completar 20 anos de criação, UEMS vai ampliar ensino à distância. Campo Grande News. Campo Grande- MS, Ago 2014. p.1. Disponível em: <http://www.campograndenews.com.br/cidades/ao-completar-20-anos-de-criacao-uems-vai-ampliar-ensino-a-distancia>. Acesso em: 01 de setembro de 2014.

ROLANDO, L. G. R. VASCONCELLOS, R. F. R. R.; MORENO, E. L.; SALVADOR, D. F.; LUZ, M. R. M. P. Integração entre Internet e Prática Docente de Química. Rev. Virtual de Química. p. 1-11,2014.

SANTOS, R. G.; FIELD´S, K. A. P.; BENITE, A. M. C. O Uso Contextualizado de Recursos Multimídia Como Estratégia Para Aulas de Química Mais Atrativas e Motivadoras: O Petróleo do Pré-sal Como Temática. ENPEC, Goiânia-GO, p. 2, 2010.

SENRA, M. L. B.; BATISTA, H A. Uso do blog como ferramenta pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Diálogo e Interação, Paraná, v. 5, p. 5, ago. 2011.

SILVA, A. M. da. Proposta para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI, Ceará, p. 7, abr. 2011.

SILVA, A. M.; FERNANDES, L. da S.; LANA, R. D.; BRASIL, R. de M; SOLNER, T. B.; O uso de software no ensino de química para alunos de terceiro ano do ensino médio. p. 03, 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/seminariopibid2012/Trabalhos/3868.pdf> Acesso em: 29 de julho de 2014

SILVA, C. O. da; SUSIN, L. Aprendizagens e vivências virtuais: uma análise sobre o projeto uca em aulas de ciências. Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul, Região Sul, p. 1-15, 2012.

SILVA, G.; B. COSTA, C. J. de S. A. As tic e a formação inicial de professores: análise sobre novas práticas pedagógicas. 2012. 10 f. - Curso de Classificação das Áreas de Pesquisa em Ead, Departamento de Setor Educacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió- Al, 2012.

SILVA, J. L. DA; SILVA D. A. DA; MARTINI, C.; DOMINGOS, D. C. A.; LEAL, P. G.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A. R.; A Utilização de Vídeos Didáticos nas Aulas de Química do Ensino Médio para Abordagem Histórica e Contextualizada do Tema Vidros. Química Nova na Escola, São Paulo/SP, v. 34, n. 5, p.189-200, nov. 2012.

DA SILVA, D. A.; DE OLIVEIRA, N.; BENEDETTI FILHO, E.; FIORUCCI, A. R. As Contribuições do Subprojeto de Química do PIBID-UEMS na Formação Inicial dos Estudantes de Licenciatura da UEMS na Unidade de Dourados: Um Estudo de Caso. Rev. Virtual de Química. v. 7, n. 3, p. 794-810, Maio-Junho de 2015.

SILVA, M. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista digital de tecnologias cognitivas. n. 03, p. 38, janeiro/junho 2010.

TAVARES, R.; SOUZA, R. O. O.; CORREIA, A de O. Um estudo sobre a “tic” e o ensino da química. GEINTEC: Gestão, Inovação e tecnologias, São Cristóvão/se, v. 3, n. 5, p.159, 2013

VASCONCELOS, F. C. G. C. de; ARROIO, A.; Explorando as percepções de professores em serviço sobre as visualizações no ensino de química. Química Nova, São Paulo - SP, v. 36, n. 8, p.1242-1247, maio 2013.

VASCONCELOS, F. C. G. C. de; LEÃO, M. B. C.. A utilização de programas televisão como recurso didático em aulas de química. XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UNB), Brasília/DF, p. 2-2, jul. 2010

Downloads

Publicado

21-10-2022

Como Citar

DE SOUZA MULINARI , M. B.; SOUZA PEREIRA, A. de .; FIORUCCI, A. R. O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UEMS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 25–43, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29966. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29966. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino