UMA REVISÃO SOBRE AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Bruno Dias de Souza
  • Carlos Alberto Fonseca Jardim Vianna Instituto Federal do Sul de Minas, IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29963

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino de Química. Revisão.

Resumo

As atividades lúdicas são uma importante estratégia metodológica para incentivar o processo de ensino-aprendizagem em Química. Um mapeamento organizado dessas pesquisas, que facilite a compreensão das suas características, benefícios e aplicações, pode ser útil ao professor que deseja conhecer e utilizar as atividades lúdicas no ensino de Química. O presente artigo tem como objetivo mapear e revisar pesquisas que envolveram as atividades lúdicas no ensino de Química. Para tanto, foram identificados e mapeados, via pesquisa de caráter exploratório, os artigos sobre atividades lúdicas no ensino de Química, publicados nos periódicos Química Nova, Química Nova na Escola e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), entre janeiro de 2016 e maio de 2021. Os artigos utilizados nesta pesquisa foram acessados eletrônica e digitalmente, pela internet, usando palavras-chave previamente selecionadas, tais como: lúdico, ludicidade, brincadeira, jogo. Dentre os resultados, observou-se que o uso de jogos de tabuleiro na sala de aula teve maior incidência e que a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’s) apresentaram tendência de crescimento em relação aos anos anteriores no período demarcado na nossa análise. Verificou-se que o uso do lúdico pelo professor pode ser uma ferramenta útil para o ensino de conceitos da disciplina de Química, na promoção do interesse, da participação e do aprofundamento dos temas a serem ensinados em sala de aula.

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Publicado

21-10-2022

Como Citar

DIAS DE SOUZA, B.; FONSECA JARDIM VIANNA, C. A. UMA REVISÃO SOBRE AS ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 05–24, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29963. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29963. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino