A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650

Palavras-chave:

COVID-19; Ensino Remoto Emergencial; Formação Docente; TDIC; Pandemia

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender, por meio de um estado da arte, o que se produziu acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação no período da pandemia COVID-19, com ênfase nas tecnologias utilizadas no ensino remoto. A pesquisa foi desenvolvida na base de dados de repositórios da CAPES e da Scielo. Para a fundamentação teórica utilizamos autores de referência na área, tais como: Lemos e Lévy (2010), Lévy (1999), Mill (2018) e Sancho (2006). Nos repositórios foram encontrados periódicos sobre como foi o uso da TDIC durante a pandemia publicados no período entre 2020 e 2021 no Brasil, apresentando os espaços e locais onde essas pesquisas foram realizadas, também como os temas abordados. Foram encontradas 15 pesquisas sobre a temática, duas internacionais e as demais no âmbito nacional. Essas pesquisas refletem sobre as produções acadêmicas desenvolvidas no Brasil e no exterior, nenhum dos estudos encontrados relatam sobre a formação ou experiência dos docentes sobre o uso da TDIC no âmbito da Educação Profissional.

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Biografia do Autor

Camilla Munay, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Mestranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), MBA em Gestão de Gerenciamento em Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul e graduação em Tecnologia em Redes de Computadores pelo IFRN

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (PPGEP)

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora/PT. Doutora em Educação (2002), mestra em Estudos da Linguagem (1996) e Graduada em Letras com habilitação em língua portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas (1991), todos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP). É lotada no Campus Zona Leste, atuou como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil no IFRN de 2011 a 2017 e, como tal, participou do Fórum Estadual de Formação docente. Foi vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB de 2011 a 2015. Lidera o grupo de Pesquisa Multirreferencialidade, Educação e Linguagem (GPMEL) desde 2011 e é membro de outros grupos de pesquisa como o Observatório da Diversidade e o Núcleo de Pesquisas em Educação, ambos no IFRN. Compõe a comissão editoral da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica - RBEPT/IFRN. Tem experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em literatura e história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional, educação a distância, tecnologias e acessibilidade em educação; formação de professores, gênero e literatura. Publicou, entre outros, O romance da Besta Fubana :festa, utopia e revolução no interior do Nordeste (2008), Vestígios (2009) - livro de poemas - Mulheres e Letras (2011).

Elizama das Chagas Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2019), mestre em Sistemas e Computação pela UFRN (2011), possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Radialismo - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e em Tecnologia em Desenvolvimento de Software - pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2008). Membro do grupo de pesquisa Multireferencialidade, Educação e Linguagem desde 2015. Atualmente trabalha como professora da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no IFRN e compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT). Sua produção acadêmica e profissional concentra-se nas áreas de Educação, Comunicação Social e Ciências da Computação, com ênfase nos temas relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à educação.

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Publicado

07-12-2023 — Atualizado em 07-12-2023

Versões

Como Citar

MUNAY DANTAS FRUTUOSO, C.; FERREIRA CAVALCANTE, I.; DAS CHAGAS LEMOS, E. A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. ETE1, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33650. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33650. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino e tecnologia educacional