A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ETANOL COMO TEMÁTICA POTENCIALIZADORA PARA A SALA DE AULA

Autores

  • Jonathan Kenji Hisatsugu SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Ademir de Souza Pereira Unviversidade Federal da Grande Dourados
  • Antônio Costa Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFGD https://orcid.org/0000-0001-5347-9068
  • Fernando Sian Oliveira Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0564-9840

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29994

Palavras-chave:

ACV, Ensino de Química, Sustentabilidade, Sala de aula

Resumo

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos é um conceito trabalho em curso de engenharia de produção e alimentos. No entanto, tal conceito possui caráter interdisciplinar, possibilitando discussão em diversas áreas do conhecimento. Nessa pesquisa temos a intenção de apresentar a potencialidade didática da temática ACV do etanol para as aulas de química. Nesse contexto professores de química poderão articular abordagens e atividades que insiram os alunos como os construtores da sua aprendizagem. No delineamento da atividade foi realizado um estudo teórico constituído pelas seguintes etapas: (a) Seleção de uma temática sobre ACV: pelo fato do pesquisador ter atuação em formação nível tecnológico e ter familiaridade com os conceitos dessa área: Usina sucroalcooleira; (b) Seleção dos conceitos relevantes sobre ACV do etanol: Foram constituídos conceitos sobre os impactos ambientais e em quais fases ocorrem consumo de recursos naturais; (c) Análise da potencialidade didática da temática relacionada de acordo com os princípios da pesquisa qualitativa. A partir deste levantamento, foi possível verificar viabilidade educacional, da potencialidade didática da temática ACV do etanol, verificou-se que a ISO 14040 tem como objetivo garantir a sustentabilidade do produto desde o “berço” até o “túmulo”, ou seja, desde a matéria prima “cana de açúcar” até o destino final do etanol. A conclusão foi que a temática ACV do etanol possibilita discussões a respeito da sustentabilidade articulada com problemáticas da região possibilitando discussões no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Jonathan Kenji Hisatsugu, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Professor de Química no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -SENAI

 

Antônio Costa Neto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática UFGD

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Fernando Sian Oliveira, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso Sul, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências  da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor da rede estadual da secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

24-09-2022

Como Citar

KENJI HISATSUGU, J.; DE SOUZA PEREIRA, A.; COSTA NETO, A.; SIAN OLIVEIRA, F. A AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO ETANOL COMO TEMÁTICA POTENCIALIZADORA PARA A SALA DE AULA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 95–113, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2019v19n1ID29994. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29994. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino