BURNOUT IN BASIC EDUCATION EDUCATORS: CAUSES AND INTERVENTIONS
CAUSAS E INTERVENÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015Keywords:
burnout, Ensino básico, Revisão de literaturaAbstract
This study consists of a literature review that explores the phenomenon called Burnout Syndrome (BS) in elementary school educators. We investigated its causes and possible interventions through qualitative analysis. The methodology included the selection of relevant studies in academic databases, focusing on the main stressors and symptoms of BS. The conclusions identify emotional exhaustion, depersonalization and low professional fulfillment as predominant symptoms. It is concluded that organizational interventions and emotional support are essential to mitigate the effects of BS, promoting a healthier and more effective school environment for educators and students.
Keywords: Burnout; Basic Education Educators; Literature review.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
MADIGAN, D. J.; KIM, L. E. Towards an understanding of teacher attrition: A meta-analysis of burnout, job satisfaction, and teachers’ intentions to quit. Teaching and Teacher Education, vol. 105, 2021.
PERNICIOTTI, Patrícia et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 35-52, 2020.
REINHOLD, Holga. O Burnout. In: LIPP, M. E. N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002. p. 63-80.
SALATA, A. R. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e43097, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097. Acesso em: 02 jul. 2024.
SOUZA, M. C. L.; CARBALLO, F. P.; LUCCA, S. R. Fatores psicossociais e síndrome de Burnout em professores da Educação Básica. Psicologia Escolar e Educacional, [S.l.], v. 27, p. e235165, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/KywSvctFmmvwV9bFmpfTy3K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Lelio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Mª Gilvania da Silva Alves, Alessandra Nascimento Braga

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)