BURNOUT EM EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO

CAUSAS E INTERVENÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015

Palavras-chave:

burnout, Ensino básico, Revisão de literatura

Resumo

Este estudo consiste em uma revisão de literatura que explora o fenômeno denominado Síndrome de Burnout (SB) em educadores do ensino básico. Investigamos suas causas e eventuais intervenções por meio de uma análise qualitativa. A metodologia incluiu a seleção de estudos relevantes em bases de dados acadêmicas, focando nos principais fatores estressores e sintomas da SB. As conclusões identificam a exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional como sintomas predominantes. Conclui-se que intervenções organizacionais e suporte emocional são essenciais para mitigar os efeitos da SB, promovendo um ambiente escolar mais saudável e eficaz para educadores e educandos.

Palavras-chave: Burnout; Educadores do Ensino Básico; Revisão de Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nascimento Braga, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática IEMCI/UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática - PPGDOC/IEMCI/UFPA (2018). Especialização Educação Especial pela Faculdade Única de Ipatinga (2019). Especialização em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduação em Ciências Naturais, Licenciatura Plena, com o Título de Destaque Acadêmico, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2014). Graduação em Pedagogia, Licenciatura Plena pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna - ISEIB (2018). Graduação em Biologia, Licenciatura Plena, pelo Centro Universitário FAVENI (2020). Integrante dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF). Pertence ao comitê editorial da revista Saberes (Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação), vinculada ao Departamento de Educação do Ceres - UFRN. Tem experiência nas áreas de Educação, Ciências e Matemáticas, com ênfase em Ensino e Aprendizagem em Educação, Ciências e Matemáticas.

Mª Gilvania da Silva Alves, Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP

Possui graduação em Filosofia, Pedagogia e Educação Física (Licenciaturas). Especialização em Neuropsicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva, Metodologia da Pesquisa Científica, e Filosofia da Educação. Parecerista do periódico Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação - vinculada ao Departamento de Educação do CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Tem experiência nas áreas de Fundamentos da Educação, Filosofia e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação e Fundamentos da Filosofia.

Alessandra Nascimento Braga, Doutora, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora Adjunta, Nível III, Classe C, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Doutorado em Física (2016) e Mestrado em Física (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Pará (PPGF-UFPA). Especialização em Psicologia da Educação e Aprendizagem pela Faculdade Conexão - Grupo Prominas (2023). Graduação em Licenciatura Plena em Física (2010) pela Universidade Federal do Pará e Graduação em Licenciatura em Pedagogia (2024) pela Faculdade Única de Ipatinga. Integrante do Grupo de Pesquisa Casimir - Amazônia; Group of Applied Field Theory (GRAFIT); Grupo de Eletrônica Molecular de Ananindeua (GEMA); Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação (GETIC/UFPA); e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, Teoria Quântica de Campos aplicada à Física da Matéria Condensada e Ensino de Física, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Teoria Quântica de Campos na presença de fronteiras, Renormalização, Sistemas bidimensionais em Matéria Condensada, Educação, Ensino e Aprendizagem em Ciência/Física. Atualmente exerce o cargo de Professora do Magistério Superior, lotada na Faculdade de Física, do Campus de Ananindeua/UFPA (CANAN/UFPA) e integra o corpo docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - polo UFPA. Além de membro titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Física da UFPA/Campus Universitário de Ananindeua (PORTARIA N 186/2023 - CANAN).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

MADIGAN, D. J.; KIM, L. E. Towards an understanding of teacher attrition: A meta-analysis of burnout, job satisfaction, and teachers’ intentions to quit. Teaching and Teacher Education, vol. 105, 2021.

PERNICIOTTI, Patrícia et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 35-52, 2020.

REINHOLD, Holga. O Burnout. In: LIPP, M. E. N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002. p. 63-80.

SALATA, A. R. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e43097, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097. Acesso em: 02 jul. 2024.

SOUZA, M. C. L.; CARBALLO, F. P.; LUCCA, S. R. Fatores psicossociais e síndrome de Burnout em professores da Educação Básica. Psicologia Escolar e Educacional, [S.l.], v. 27, p. e235165, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/KywSvctFmmvwV9bFmpfTy3K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2024.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

FAVACHO BRAGA, Lelio; NASCIMENTO BRAGA, Aline; DA SILVA ALVES, Mª Gilvania; NASCIMENTO BRAGA, Alessandra. BURNOUT EM EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO: CAUSAS E INTERVENÇÕES . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM02, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37015. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.