BURNOUT EN EDUCADORES DE EDUCACIÓN BÁSICA: CAUSAS E INTERVENCIONES
CAUSAS E INTERVENÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015Palabras clave:
burnout, Ensino básico, Revisão de literaturaResumen
Este estudio consiste en una revisión de la literatura que explora el fenómeno denominado Síndrome de Burnout (SB) en educadores de educación primaria. Investigamos sus causas y posibles intervenciones mediante análisis cualitativo. La metodología incluyó la selección de estudios relevantes en bases de datos académicas, enfocándose en los principales factores estresantes y síntomas del SB. Las conclusiones identifican como síntomas predominantes el agotamiento emocional, la despersonalización y la baja realización profesional. Se concluye que las intervenciones organizacionales y el apoyo emocional son fundamentales para mitigar los efectos del SB, promoviendo un ambiente escolar más saludable y eficaz para educadores y estudiantes.
Palabras clave: Burnout; Educadores de Educación Básica; Revisión de literatura.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
MADIGAN, D. J.; KIM, L. E. Towards an understanding of teacher attrition: A meta-analysis of burnout, job satisfaction, and teachers’ intentions to quit. Teaching and Teacher Education, vol. 105, 2021.
PERNICIOTTI, Patrícia et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 35-52, 2020.
REINHOLD, Holga. O Burnout. In: LIPP, M. E. N. (Org.). O stress do professor. Campinas: Papirus, 2002. p. 63-80.
SALATA, A. R. Desigualdade de resultados educacionais em meio à expansão do sistema de ensino: Um estudo considerando o caráter posicional da escolaridade. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 22, e43097, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2022.1.43097. Acesso em: 02 jul. 2024.
SOUZA, M. C. L.; CARBALLO, F. P.; LUCCA, S. R. Fatores psicossociais e síndrome de Burnout em professores da Educação Básica. Psicologia Escolar e Educacional, [S.l.], v. 27, p. e235165, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/KywSvctFmmvwV9bFmpfTy3K/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jul. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lelio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Mª Gilvania da Silva Alves, Alessandra Nascimento Braga

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)