BURNOUT EM EDUCADORES DO ENSINO BÁSICO
CAUSAS E INTERVENÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37015Palavras-chave:
burnout, Ensino básico, Revisão de literaturaResumo
Este estudo consiste em uma revisão de literatura que explora o fenômeno denominado Síndrome de Burnout (SB) em educadores do ensino básico. Investigamos suas causas e eventuais intervenções por meio de uma análise qualitativa. A metodologia incluiu a seleção de estudos relevantes em bases de dados acadêmicas, focando nos principais fatores estressores e sintomas da SB. As conclusões identificam a exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional como sintomas predominantes. Conclui-se que intervenções organizacionais e suporte emocional são essenciais para mitigar os efeitos da SB, promovendo um ambiente escolar mais saudável e eficaz para educadores e educandos.
Palavras-chave: Burnout; Educadores do Ensino Básico; Revisão de Literatura.
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Referências
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