EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194

Keywords:

Heritage education, Caiçara culture, Cultural tourism, Territory, Rural education

Abstract

The article discusses heritage education as a pedagogical practice in basic education, focusing on the caiçara communities of Guaraqueçaba, Brazil. Considering intangible heritage as a resource to value knowledge and strengthen local identities, the study explores the role of culture, memory, and cultural tourism in students' critical education. The research adopts a qualitative approach, based on bibliographical review and document analysis. The results indicate that integrating cultural heritage into the curriculum promotes educational practices connected to territory and community, expanding literacy and belonging. It concludes that valuing local culture at school breaks with decontextualized models and strengthens education as a world reading.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jackson Morais Barcelos, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

References

ARROYO, Miguel G. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Araújo de (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo", 2004. p. 15-40.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARRETTO, Margarita. Planejamento turístico: uma proposta metodológica. Campinas: Papirus, 2001.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2007.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Araújo de (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo", 2011. p. 71-110.

CHAGAS, Mário. Educação patrimonial: uma prática social. Brasília: IPHAN, 2009.

DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: NUPAUB/USP, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: características da população e dos domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/. Acesso em: 14 maio 2025.

LIMA, Denise; DIEGUES, Antonio Carlos. Territórios tradicionais e unidades de conservação: desafios e perspectivas. São Paulo: NUPAUB/USP, 2011.

MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos Araújo de (Org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo", 2012.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2002.

PEREIRA, Bárbara. Crianças caiçaras de Guaraqueçaba – PR: relações com a natureza. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://nupaub.fflch.usp.br/sites/nupaub.fflch.usp.br/files/Barbara%20Pereira.pdf. Acesso em: 14 maio 2025.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.

Published

05-08-2025

How to Cite

MORAIS BARCELOS, Jackson. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40194. Acesso em: 7 dec. 2025.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.