AS LENTES DA ÉTICA ESPINOSANA SOBRE A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32070

Palavras-chave:

afetos, saberes, educação profissional, filosofia, educação

Resumo

Os anseios pela transformação da Educação Profissional (EP) são marcas registradas tanto no debate acadêmico quanto no cotidiano educacional, no entanto, percebemos que ainda precisamos avançar no que diz respeito ao discurso da oposição entre saber intelectual e saber manual. Neste artigo apontamos os afetos como fator central de análise para pensarmos a modalidade a partir da Ética espinosana e sua concepção imanente da realidade. Desejamos contribuir para as discussões críticas na teoria educacional resgatando a importância afetiva sem, contudo, fortalecer o distanciamento com a dimensão intelectiva, de forma que compreendamos as bases que sustentam tal concepção dual nesse segmento de ensino. Este trabalho surge de um recorte de investigação para doutoramento em Educação em uma Universidade pública, cuja pesquisa de abordagem qualitativa se utiliza de fontes bibliográficas e documentais para a descrição e análise dos dados. Optamos por uma abordagem de inspiração filosófica para tecer aproximações com o campo educacional. Os resultados apontam para a necessidade de desconstrução das bases de pensamento fundamentadas em uma compreensão bipartida de realidade como ponto de partida para avançar na formulação de propostas educacionais que tragam corpo/afetos em equivalência com mente/intelecto, no que a teoria Ética espinosana se apresenta como importante e necessário arcabouço epistêmico.

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Biografia do Autor

Claudia Lima, IFBA

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. É membra do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). 

Dinamara Garcia Feldens, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora pela Universidade Complutense de Madrid UCM, na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze.  É professora e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED- UFS) na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). 

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

LIMA, C.; GARCIA FELDENS, D. AS LENTES DA ÉTICA ESPINOSANA SOBRE A DUALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. DS01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32070. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32070. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade