EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Cultura caiçara, Turismo cultural, Território, Escola do Campo.

Resumo

O artigo discute a educação patrimonial como prática pedagógica na educação básica, com foco nas comunidades caiçaras de Guaraqueçaba-PR. Considerando o patrimônio imaterial como recurso para valorizar saberes e fortalecer identidades locais, o estudo explora o papel da cultura, da memória e do turismo cultural na formação crítica dos estudantes. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados apontam que a inserção do patrimônio cultural no currículo contribui para práticas educativas integradas ao território e à comunidade, ampliando os letramentos e o pertencimento. Conclui-se que a valorização da cultura local na escola rompe com modelos descontextualizados e fortalece o ensino como leitura de mundo.

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Biografia do Autor

Jackson Morais Barcelos, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

MORAIS BARCELOS, Jackson. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40194. Acesso em: 6 dez. 2025.

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