O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34593Keywords:
Retextualização, Gêneros discursivos, Livro Didático, Ensino FundamentalAbstract
A retextualização pode ser concebida como um importante recurso didático no processo de ensino de gêneros discursivos na sala de aula. Partindo dessa perspectiva, merecem atenção as propostas de ensino presentes no Livro Didático - LD. Assim, este estudo objetiva analisar como o recurso da retextualização aparece em um livro didático de língua portuguesa do quinto ano, considerando propostas de ensino de gêneros discursivos. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação decorrem dos estudos de Bakhtin (2011), Medviédev (2012) e Volóchinov (2017), especificamente no que tange a concepção de linguagem, enunciado e gêneros do discurso. Também dialoga com os estudos de Marcuschi (2001; 2008), Matencio (2002; 2003), Dell’Isola (2007) e outros, que abordam a retextualização como proposta de ensino. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, pautada numa perspectiva de compreensão de um corpus composto no LD de Língua Portuguesa. Os resultados apontam que o LD, embora não explicite a terminologia retextualização, apresenta propostas, numa linguagem adaptada aos interlocutores/alunos, que mobilizam procedimentos típicos da retextualização.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. direta do russo de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdfAcesso em 07 jun. 2023.
D’ANDREA, Carlos F. B.; RIBEIRO, Ana Elisa. Retextualizar e reescrever, editar e revisar: reflexões sobre a produção de textos e as redes de produção editorial. Veredas on-line – atemática, 1/2010, p. 64-74. Disponível em http://www.ufjf.br/revistaveredas. Acesso em 20 maio 2022.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
DIKSON, Dennys. A retextualização enquanto processo de escritura e apropriação de gêneros textuais. Revista CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 16, n. 1, 2017.
FIAD, Raquel Salek. Episódios de reescrita em textos infantis. Estudos linguísticos, v. 38, n. 2, p. 9-18, 2009.
MARCUSCHI, Luíz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2º sem. 2002.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. In: III Congresso Internacional da Abralin. 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. 1. ed. Trad. Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
NASCIMENTO, Ilderlândio Assis de Andrade; PEREIRA, Verônica Medeiros; ARAÚJO, Ana Maria Santos de. A retextualização como recurso didático-discursivo: uma análise da BNCC. Revista Gatilho, Juiz de Fora, v. 24, p. 129-151, 2023.
SILVA, Cícero da. Retextualização, correção textual e trabalho docente: alguns apontamentos. Revista Digital dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS, v. 20, n. 2, p. 242-253, out./dez, 2019.
VENTURIM, Suellen Silva; LINS, Maria da Penha Pereira. A retextualização como estratégia de leitura e produção textual no ensino fundamental.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 1. ed. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.