CONSTRUCTION OF IDENTITY IN ADOLESCENCE: INDIVIDUAL AND SOCIAL DILEMMA
DILEMAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35507Keywords:
adolescence, identity, crisis, contemporaryAbstract
This article aims to understand the process of identity construction during adolescence, which is linked to a period of identity crisis, associated with biological and psychosocial transformations, during the development of adolescents in contemporary times. This is a descriptive study with a qualitative approach, carried out by searching academic databases for articles and studies related to the topic, to contribute to the perception of the construction of the subject's identity during adolescence. From this study it became clear that the reinvention and fragmentation of the subject are constants in the adolescent's identity process, so it is important to understand that its construction is unique and occurs through the context that gives meaning to their life.
Downloads
References
AUDI, D. A. A adolescência e suas expectativas quanto à inserção no mundo do trabalho. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). USP, 2006.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BERLATTO, O. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito da FSG Caxias do Sul ano 3, 2009, n.5 jan./jun. p. 141-151. Disponível em: https://ojs.fsg.edu.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 05 mar. 2024.
CAMPOS, G. F. V. A. Adolescência: de que crise estamos falando? Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). PUC, 2006. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/17148. Acesso em: 05 mar. 2024.
DUARTE, C. Z. C. G. Adolescência e sentido da vida. Tese (Doutorado em Psicologia Social), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15056. Acesso em: 05 mar. 2024.
ERIKSON, E.H. Identidade: juventude e crise. Trad: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Editora Guanabara S.A., 1987.
FERRARI, M. A. L. D. O papel da diferença na construção da identidade. Boletim de Psicologia, 2006, VOL. LVI, Nº 124, p. 01-08. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v56n124/v56n124a02.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
GRACHER, K. G. C. É a identidade fundamental? Dissertação (Mestrado em Filosofia), Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167952. Acesso em: 05 mar. 2024.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.
JUNQUEIRA, M. L.; Maturidade para a escolha da carreira em adolescentes de um serviço de orientação profissional. Dissertação (Mestrado em Psicologia) Universidade de São Paulo. 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-29032011-210529/publico/mestrado.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
MINAYO, M. C. S. (ORG.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAES, L. A. S. S. Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. Transformações em Psicologia, vol. 1, nº 2, p.86-98, 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/transpsi/v2n1/a06.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
RIBEIRO, R. C. Identidade, Alteridade e Adolescência: estudos e reflexões a partir da escrita dramatúrgica no contexto na escola de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). Universidade de Brasília, 2016. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22058. Acesso em: 05 mar. 2024.
SANTOS, M. L. Arte-Educação, Adolescência e Identidade: reflexões a partir do registro magnético. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10086. Acesso em: 05 mar. 2024.
SANTINELLO, J. A identidade do indivíduo e sua construção nas relações sociais: pressupostos teóricos. Rev. Estud. Comun., Curitiba, v. 12, n. 28, p. 153-159, maio/ago. 2011. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22367/21465. Acesso em: 05 mar. 2024.
SCHOEN-FERREIRA, T.H., AZNAR-FARIAS, M., SILVARES, E.F.M. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia. 2003, V 8, n.1, p. 107-115. Disponível em https://www.scielo.br/j/epsic/a/X5DFFZCZsb4pmrLchTsQVpb/?lang=pt. Acesso em: 05 mar. 2024.
SCHOEN-FERREIRA, T.H., AZNAR-FARIAS, M., SILVARES, E.F.M. Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa Abr-Jun 2010, Vol. 26 n. 2, pp. 227-234 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MxhVZGYbrsWtCsN55nSXszh/?lang=pt. Acesso em: 05 mar. 2024.
SILVA, T. T. (Org.) Identidade diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2014, p. 73-102.
TORRES, C.A. et al. Adolescência e trabalho: significados, dificuldades e repercussões na saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.14, n.35, p.839-50, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/KGq5phDhCyCmvQ8XX7gR74s/?lang=pt. Acesso em: 05 mar. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Simone Leite Azevedo Gurgel Guida, Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Marilza Terezinha Soares de Souza, Patricia Ortiz Monteiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.