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VYGOTSKY - SOBRE EL PLURILINGÜISMO EN LA EDAD INFANTIL (1928)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736

Keywords:

Psychic and Cognitive development, Childhood plurilingualism, Language influence, Monoglot expression

Abstract

This article presents a translation, from Spanish to Portuguese, of the text written in 1928 by Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1934), a Russian psychologist and proponent of historical-cultural psychology. First published in 1935 in the book titled "Umstvennoie razvitie detei v protsesse obucenia [Intellectual development of children in the educational process], in Moscow, by the publisher Ucpedgiz." By reflecting on plurilingualism in childhood, the thinker discusses its influence on the psychic and linguistic development of children. The importance of both internal and external language in problem-solving processes is emphasized, highlighting its crucial role in cognitive development. The author emphasizes that plurilingualism not only affects the purity of the mother tongue but also influences the emotional and character development of the child. The interaction between different linguistic systems can result in associative inhibitions and conflicts that impact fluency and expression in languages mastered by the child. Epstein argues that the passive use of multiple languages is less detrimental than active mixing, advocating for monoglot expression as ideal. It is concluded that plurilingualism in childhood is a complex topic that requires in-depth investigation, taking into account the age of the children, the coexistence of languages, and pedagogical influence.

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Author Biographies

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

Ivo di Camargo Junior, Universidade Federal de São Carlos

Possui Licenciatura em Letras Português Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Bacharelado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del - Rei (2022), Mestrado e Doutorado
em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2009 e 2018), Estágio de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP-UEPB, 2021). Atualmente, é um dos líderes do Grupo de Pesquisa “O Círculo de Bakhtin em Diálogo”, coordenador de cursos de especialização oferecidos pelo polo Editora Mentes Abertas em parceria com I.E.S e Supervisor de Ensino da SME/Ribeirão Preto/SP. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/IFSP (2023) e Doutorando em Educação pela UFSCar. Tem experiência na área de Linguística e Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: Dialogismo, Mikhail Bakhtin, Cinema; Filosofia da Linguagem e Texto fílmico, Educação profissional e tecnológica e História da Educação.

Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2022). Licenciada em Letras Português pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG, 2021). Especialista em Tradução de Espanhol (UNESA, 2020) e em Ensino de Língua Espanhola (FAVENI, 2018). Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2016). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens". 

References

VYGOSTKY, L.S. “Sobre el plurilingüismo en la edad infantil”. In: VYGOSTKY, L.S. Obras escogidas, España: Visor, 2000, p. 341-348.

Published

22-08-2024

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How to Cite

SOUZA, F. M. de; DI CAMARGO JUNIOR, I.; DE SOUSA NÓBREGA AGUIAR PEREIRA, L. VYGOTSKY - SOBRE EL PLURILINGÜISMO EN LA EDAD INFANTIL (1928). Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. TR01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35736. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35736. Acesso em: 21 nov. 2024.