EXPLORING THE DIGITAL CULTURE IN THE CLASSROOM

A FOCUS TO THE ANALYSIS AND CREATION OF MEMES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011

Keywords:

memes, Spanish as a foreign language, social networks, digital education, linguistic creativity

Abstract

This article proposes to incorporate the analysis and creation of memes into the teaching of Spanish as a foreign language, using social networks as educational tools. It emphasizes the importance of familiarizing students with memes, developing their communicative competence, fostering creativity and critical thinking, and reflecting on the use of language and humor in different contexts. To do so, it explores the role of Instagram as a mediating platform in social interactions, highlighting its relevance in the educational sphere for the analysis and production of memes. Additionally, it examines the nature of multimodal texts in the digital environment and explores how these texts have become a widely used form of contemporary communication, especially on social networks; it analyzes the meme as an emerging discursive genre in digital culture, exploring its characteristics and its relevance in foreign language teaching. Finally, it presents a didactic proposal to integrate the analysis and creation of memes into the teaching of Spanish as a foreign language (SFL): this proposal offers a practical and fun opportunity for students to explore the Spanish language and culture through a contemporary and relevant medium in today's digital society.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2022). Licenciada em Letras Português pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais (IPEMIG, 2021). Especialista em Tradução de Espanhol (UNESA, 2020) e em Ensino de Língua Espanhola (FAVENI, 2018). Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG, 2016). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN - Tecnologias, Culturas e Linguagens". Possui Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira - nível B2 (2013) e nível C2 (2014), emitidos pelo Instituto Cervantes. É tradutora freelancer (português - espanhol) e (espanhol - português). Desenvolve pesquisas envolvendo ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e Tradução. 

Alexandre de Souza Cruz, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2015) e Licenciando em Artes pela FAVENI (2022). É especialista em Educação Física Escolar, em Psicomotricidade e em Educação a Distância. Mestrando em pelo Programa de Pós-Graduação em Frmação de Professores - PPGFP da Universidade Estadual da Paraíba -UEPB. Atualmente, é professor na Universidade Paulista ? UNIP/Campina Grande, na Rede Municipal de Educação de Campina Grande- PB (SME-SG) e na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (SEEC-RN). É membro do Grupo de Pesquisa O Círculo de Bakhtin em Diálogo (DGP-CNq-UEPB) e é pesquisador dos sentidos construídos, na e pela linguagem, a respeito da Educação Física na Escola Pública. Seus temas de interesse são Educação Física Escolar, Políticas públicas de educação e lazer, educação inclusiva.

Inácio Hélio Moreira do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciado em Letras Português (UFCG). Licenciando em Letras Espanhol (UEPB). Professor da Rede Estadual da Paraíba.

Déborah Letícia Ferreira de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Pós-Graduada no curso de especialização O Círculo de Bakhtin em diálogo: linguagem, cultura e sociedade (2023). Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (2023). É membro do Grupo de Pesquisa Círculo de Bakhtin em diálogo (UEPB/CNPq). Tem interesse nas áreas da Análise do Discurso, com foco na Teoria Dialógica da Linguagem, da Mitologia Comparada e da Editoração e Diagramação.

References

ALMEIDA, L. B C. de.; CERIGATTO, M. P. Educação para comunicação e redes sociais: proposta de trabalho com linguagem cinematográfica. Comunicação & Educação. Ano XXII, v. 1, jan/jun. p. 53-61, 2017.

ARAÚJO, J.; LEFFA, V. (orgs.) Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016.

AREA, M. M.; MARTIN, A. G.; FERNÁNDEZ, F. V. Alfabetización digital y competências informacionales. Madrid: Editorial Arieel, 2012.

BUENO, E. P.; SOUZA, F. M. Cutting Through Layers of Brazilian Humor: Sampling the Past, Commenting on the Present, and Perhaps Creating the Future. In: Héctor Fernández l'Hoeste (Editor), Juan Poblete (Editor). (Org.). Internet, Humor, and Nation in Latin America. 1ed.Florida: University of Florida Press, 2024, v. 1, p. 30-45.

GEGe – Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

INOCÊNCIO, L; LOPES, C. P. ‘Brace yourselves, the zuera is coming’: memes, interação e reapropriação criativa dos fãs na página Game of Thrones da Depressão. In: Intercom – sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 18., 2015, Natal – RN. Anais [...]. Intercom, 2015. p. 01 – 15.

RECUERO, R. Discurso mediado por computador nas redes sociais. In: ARAÚJO, J.; LEFFA, V. (orgs.) Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola, 2016.

RIBEIRO, A. E. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação / Ana Elisa Ribeiro. – 1.ed. – São Paulo: Parábola, 2018.

RIBEIRO, A. E. Textos multimodais: leitura e produção / Ana Elisa Ribeiro. – 1.ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H. R (Org.). Escol@ Conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. Pp. 13-36.

ROJO, R. H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 7-31.

SOUZA, F.M.; SANTOS, G. De. Velhas práticas em novos suportes? As Tecnologias Digitais como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. 2. Ed. - São Paulo: Mentes Abertas, 2019, 164 p.

Published

11-05-2024

How to Cite

SOUZA, F. M. de; DE SOUSA NÓBREGA AGUIAR PEREIRA, L. .; DE SOUZA CRUZ, A. .; MOREIRA DO NASCIMENTO, I. H. .; FERREIRA DE SOUSA, D. L. . EXPLORING THE DIGITAL CULTURE IN THE CLASSROOM: A FOCUS TO THE ANALYSIS AND CREATION OF MEMES. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR11, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36011. Acesso em: 3 jul. 2024.