ENTRE EL LUTO Y LA LUCHA, ¿Y AHORA ADÓNDE VAMOS? INTERACCIÓN DIALÓGICA PARA EL ACTO RESPONSABLE EN LA DIVERSIDAD RELIGIOSA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916

Palabras clave:

cine, diversidad religiosa, Teoria Dialógica da Linguagem, ato responsável, intolerância

Resumen

En un panorama sociocultural marcado por tensiones históricas entre diferentes creencias y prácticas religiosas, el cine emerge como un espacio de resistencia y diálogo intercultural. Este artículo analiza la película ¿Y ahora adónde vamos? (Et Maintenant, on va où?, 2011), dirigida por Nadine Labaki, e investiga cómo la narrativa cinematográfica construye un diálogo ético y estético entre la vida y el arte al abordar la intolerancia religiosa en una aldea libanesa. La investigación, de naturaleza cualitativa e interpretativa (Bortoni-Ricardo, 2008; Minayo, 2001; Silveira; Córdova, 2009), se fundamenta en la Teoría Dialógica del Lenguaje (TLD), según el Círculo de Bajtín, y moviliza los conceptos del arte como una realidad social inmanente (Volóshinov, 2019 [1926]) y como un acto responsable (Bajtín, 2017 [1920-1924]). Entendido como género discursivo y producción ideológica, el cine se analiza aquí por su capacidad para articular significados sobre la convivencia, la fe y la alteridad. Así, la narrativa de Labaki revela cómo las mujeres de la comunidad, protagonistas de la historia, transforman el duelo en lucha mediante acciones creativas y solidarias que desestabilizan el ciclo de violencia y reafirman el poder de la mediación y la escucha dentro de la diversidad religiosa. Los resultados indican que la película, al integrar el humor y la tragedia, provoca la reflexión sobre la responsabilidad ética del sujeto hacia el otro, reafirmando el cine como un espacio dialógico de resistencia y transformación social.

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Biografía del autor/a

Helaine de Souza Maciel, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente é Doutoranda e Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Possui especialização em "O Círculo de Bakhtin em Diálogo: Linguagem, Cultura e Sociedade" (Faculdade Sudamérica) e duas especializações pela Universidade Federal do Piauí (UFPI): "Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho" e "Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". É Licenciada em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa "O círculo de Bakhtin em diálogo - UEPB" cadastrado no DGP do CNPq e atua especificamente na linha 3 "TECLIN: Tecnologias, Culturas e Linguagens". Tem experiência na docência e em pesquisas nas áreas de linguagem, ensino, tecnologias digitais, telecolaboração (Teletandem) e cinema, desenvolvendo estudos que articulam perspectivas dialógicas, culturais e críticas. Atua como representante discente do PPGLE/UFCG no Doutorado (Turma 2024.2), função que também desempenhou no Mestrado (2022.2), com participação ativa em assembleias e colegiados, fortalecendo sua atuação na gestão acadêmica e na construção coletiva da pós-graduação. Seus interesses de pesquisa articulam temas como: Formação de Professores de Línguas, Ensino e Aprendizagem de Espanhol, Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino, Cultura e Interculturalidade, Telecolaboração, Teletandem, Cinema, Linguagem Cinematográfica, Cinema Latino-americano e Diálogos Bakhtinianos.

Priscila Nunes Brazil, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestra na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG). Especialista em Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Piauí e em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. De 2021 a 2023 integrou comissões destinadas à reformulação dos currículos nas esferas estadual e federal. Atuou como docente de Produção textual e Análise linguística do Ensino Médio no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Foi professora de Língua Portuguesa e Linguística na Faculdade de Linguística, Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desenvolve pesquisas tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sob a concepção de linguagem enquanto práticas sociais, históricas e culturais de interações discursivas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Sociais (UFCG/CNPq) e o Grupo de pesquisa Linguagens, Enunciações e Responsividades (LER/UFCG). Tem interesse em pesquisa nas seguintes temáticas: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; Análise Dialógica do Discurso; Formação Docente; Pedagogias Decoloniais; Relações Étnico-raciais e de Gênero na/para as Língua(gens).

Vânia Sueli Guimarães Rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1984) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Atualmente é Professora Adjunto Nível IV da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE ), da mesma universidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, elementos estruturais do texto literário, exame nacional de cursos de graduação, regionalismo e impertinência.

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Publicado

22-12-2025

Cómo citar

DE SOUZA MACIEL, Helaine; NUNES BRAZIL, Priscila; GUIMARÃES ROCHA, Vânia Sueli. ENTRE EL LUTO Y LA LUCHA, ¿Y AHORA ADÓNDE VAMOS? INTERACCIÓN DIALÓGICA PARA EL ACTO RESPONSABLE EN LA DIVERSIDAD RELIGIOSA. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK18, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41916. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41916. Acesso em: 24 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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