AFRICANIZAR O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
DISCUSSÕES FILOSÓFICAS SOBRE RACISMO, COLONIALISMO E OPRESSÃO ECONÔMICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32842Palavras-chave:
ensino de filosofia, lei 10.639/03, racismo, colonialismo, opressão econômicaResumo
O presente artigo trata de uma temática urgente e atual referente à formação docente inicial e continuada, a saber, o cumprimento da Lei 10.639/03, em particular no que diz respeito à disciplina de Filosofia no Ensino Médio. O nosso objetivo é apresentar algumas possibilidades de se inserir conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos de Ensino Médio, atendendo a uma vocação genuína da própria Filosofia, que visa analisar e rever parâmetros do comportamento ético, da vida social e política e também da realidade ontológica do ser humano. É assim que, nos baseando nos principais escritos de filósofos afro-diaspóricos e brasileiros, como Aimé Césaire (1913-2008), Kwame Nkrumah (1909-1972), Achille Mbembe (1957- ) e Silvio Almeida (1976- ), propomos três discussões para se trabalhar o tema do racismo nas aulas de Filosofia no Ensino Médio: (a) o colonialismo; (b) a opressão racial e econômica; (c) a lógica racial e o racismo estrutural. Por fim, desembocaremos numa proposta otimista e propositiva para que professoras e professores de Filosofia possam atender à Lei 10.639/03, ainda que reconheçamos que muitos cursos universitários de formação de professores de Filosofia no Brasil ainda estejam longe de oferecer oportunidades para um encontro mais efetivo com a filosofia e cultura africana e afro-diaspórica.
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Referências
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