Terapia de Aceptación y Compromiso (ACT) en la promoción de la salud mental de niños y adolescentes

el enfoque de Louise Hayes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38128

Palabras clave:

ACT, saúde mental, público jovem, Louise Hayes

Resumen

O presente artigo aborda a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e seu papel na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, objetivando explicitar a abordagem desenvolvida por Louise Hayes e suas contribuições. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, que contou com a revisão e análise de artigos produzidos pela referida autora. A ACT utiliza práticas de aceitação como alternativas aos métodos tradicionais de psicoterapia, visando promover a flexibilidade psicológica. O método, adaptado por Hayes, busca integrar os princípios da ACT em uma abordagem específica para o público jovem, considerando desafios emocionais e comportamentais comuns dessa faixa etária. Isto posto e, diante dos indicadores desta investigação, pôde-se depreender que a ACT tem apresentado resultados significativos na minimização dos sintomas da depressão e da ansiedade, na melhoria da convivência social e no estímulo à resolução de problemas do cotidiano, por meio da redução da evitação e negação dos sentimentos e sensações desconfortáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASBAHR, F. Transtornos ansiosos na infância e adolescência: aspectos clínicos e neurobiológicos. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 2, p. S28-S34, 2004.

BACH, P. A.; MORAN, D. J. ACT in practice: case conceptualization in acceptance & commitment therapy. New Harbinger Publications, 2008.

CALEAR, A. L.; CHRISTENSEN, H. Systematic review of school-based prevention and early intervention programs for depression. Journal of Adolescence, v. 33, n. 3, p. 429-438, 2010.

GHADERI, F. L. L. H. A. et al. The Effectiveness of Acceptance and Commitment Therapy for Adolescent Mental Health: Swedish and Australian pilot outcomes. Journal of Child and Family Studies, v. 24, n. 4, p.1016–1030, 2015.

GEORGIADES, K. et al. Six-month prevalence of mental disorders and service contacts among children and youth in Ontario: evidence from the 2014 Ontario Child Health Study. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 64, n. 4, p. 246-255, 2019.

HEFFNER, M.; et al. Acceptance and commitment therapy in the treatment of an adolescent female with anorexia nervosa: A case example. Cognitive and Behavioral Practice, v. 9, n. 3, p. 232-236, 2002.

HAYES, S. C. Acceptance and commitment therapy, relational frame theory, and the third wave of behavioral and cognitive therapies. Behavior Therapy, v. 35, n. 4, p. 639-665, 2004.

HAYES, L.; BOYD, C. P.; SEWELL, J. Acceptance and commitment therapy for the treatment of adolescent depression: A pilot study in a psychiatric outpatient setting. Mindfulness, v. 2, p. 86-94, 2011.

HAYES, L.; CIARROCHI, J. The Thriving Adolescent: using Acceptance and Commitment Therapy and Positive Psychology to Help Teens Manage Emotions, Achieve Goals, and Build Connection. Oakland: New Harbinger Publications, 2015.

HAYES, L.; ROWSE, J. Acceptance and commitment therapy: Experiential adolescent group. Association of Contextual Behavioral Science, 2008.

HOROWITZ, J. L. et al. Prevention of depressive symptoms in adolescents: a randomized trial of cognitive-behavioral and interpersonal prevention programs. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 75, n. 5, p. 693, 2007.

MERRY, S. N.; et al. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 2, 2004.

MERRY, S. N.; et al. Psychological and educational interventions for preventing depression in children and adolescents. Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 12, 2011.

METZLER, C. W.; et al. A randomized controlled trial of a behavioral intervention to reduce high-risk sexual behavior among adolescents in STD clinics. Behavior Therapy, v. 31, n. 1, p. 27-54, 2000.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes. Acesso em: 17 dez. 2023.

PETERSEN, J. M.; et al. ACT for Children and Adolescents. 2021.

SABAN, M. T. Introdução à terapia de aceitação e compromisso. Santo André: ESETec, 2011.

SMITH, K. J.; OXMAN, L. N.; HAYES, L. ACT for adolescents: Impact of a pilot group intervention on psychological wellbeing. Journal of Psychologists and Counsellors in Schools, v. 30, n. 2, p. 248-254, 2020.

WICKSELL, R. K.; et al. the effectiveness of exposure and acceptance strategies to improve functioning and quality of life in longstanding pediatric pain – a randomized controlled trial. Pain, v. 141, n. 3, p. 248-257, 2009.

Publicado

04-06-2025

Cómo citar

ESTEVES LOPES, Gabriela. Terapia de Aceptación y Compromiso (ACT) en la promoción de la salud mental de niños y adolescentes: el enfoque de Louise Hayes. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM06, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38128. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38128. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Interfaz Salud Mental y Educación: Tejiendo Saberes Interdisciplinarios

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.