Estruturas e equipamentos do modal ferroviário na oferta turística do Maranhão
Caracterização e análise a partir de OTRS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID31239Palavras-chave:
transporte ferroviário, oferta turística, patrimônio histórico-cultural, MaranhãoResumo
Os elementos ferroviários estão presentes na memória e no cotidiano dos maranhenses e são destacados a partir de sua ressignificância enquanto atrativos turísticos histórico-culturais. O estudo objetiva caracterizar e analisar estruturas do modal ferroviário em uso na oferta turística no Estado do Maranhão, a partir de comentários de viagem online. Com uma abordagem qualitativa, trata-se de uma investigação exploratória e categorial com coleta de depoimentos e avaliações de visitantes em OTRs (Online Travel Reviews), da plataforma Google Maps e Tripadvisor, no período de maio/2019 a outubro/2022. Na análise dos dados, os comentários foram subdivididos em categorias e analisados com a técnica análise de conteúdo. Os resultados apontam que os equipamentos e estruturas férreas são bem avaliados pelos usuários, existindo oportunidades de melhorias, e possuem forte apelo para uso turístico, especialmente quanto à identificação como elementos do patrimônio histórico e memória cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).