Missão Entretenimento
proposta de reflexão, desenvolvimento e valoração de um conceito
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID34704Palavras-chave:
Entretenimento, Lazer, TurismoResumo
O artigo propõe um exercício de revisão e reflexão teórica sobre o conceito de entretenimento. Para o desenvolvimento do texto, os autores realizam breve investigação sobre a presença do entretenimento em trabalhos acadêmicos de Lazer e Turismo a partir das informações de bancos digitais de produções acadêmicas. Em seguida, como foco principal do artigo, a pesquisa é desenvolvida por um viés qualitativo, essencialmente através de análise crítica teórica, empreendida a partir da contribuição de diferentes autores do Lazer, do Turismo, da História e da Filosofia. Para além do conteúdo, a forma do artigo faz uma provocação lúdica a partir da temática da ficção científica, como maneira de lembrar o leitor da importância do envolvimento sensorial, em contraponto ao entendimento unicamente literal e racional, para a completa compreensão da proposta feita pelo entretenimento. Na divisão de seções do texto, após o momento introdutório, os autores propõem paulatinamente o desenvolvimento de uma conceituação objetiva do entretenimento. Após, propõem uma reflexão sobre o valor constantemente atribuído ao entretenimento, incluindo suas recorrentes críticas. Por fim, sugerem que a compreensão mais objetiva do conceito, ainda utilizado com considerável imprecisão, pode colaborar no melhor detalhamento, organização e comunicação de futuros estudos acadêmicos em Lazer e Turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).