O Turismo comunitário como alternativa para a preservação dos ecossistemas litorâneos: o caso da Comunidade de Curral Velho, Acaraú-CE-Brasil

Autores

  • Caroline Vitor Loureiro
  • Adryane Gorayeb

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Ecossistemas litorâneos, Sustentabilidade

Resumo

O crescente fenômeno da globalização tem proporcionado uma perda de referências humanas, o que desencadeia, em contraponto, a necessidade de pertencimento, bem como de um intercâmbio intercultural. Diante desse contexto, o Turismo de Base Comunitária (TBC), que resiste ao modelo turístico dos resorts, e aproxima visitante, local e comunidade, tem se apropriado das diretrizes ambientais que o Ecoturismo propõe. No estado do Ceará-Brasil, vem funcionando como alternativa para a preservação dos ecossistemas litorâneos intensamente alterados pela expansão das atividades de carcinicultura em manguezais, instalação de usinas eólicas nos parques de dunas, especulação imobiliária e implantação de resorts. Com apoio institucional, comunidades litorâneas cearenses têm desenvolvido o Turismo Comunitário, visando à manutenção e preservação das áreas onde residem e buscando uma alternativa de renda para as populações locais. Objetivando analisar o desenvolvimento do Turismo Comunitário como mecanismo para uma utilização sustentável dos ecossistemas litorâneos no estado do Ceará, esse estudo analisou o desenvolvimento dessa atividade na Comunidade de Curral Velho, no município de Acaraú-CE, onde o TBC vem se desenvolvendo desde 2006. Visitas a campo, entrevistas informais com lideranças da Comunidade e análises de imagens de satélite do local, auxiliaram na percepção do quadro socioambiental da área. Conciliando a técnica das instituições que apoiam o TBC ao conhecimento popular dos moradores, esta modalidade de turismo tem se desenvolvido em Curral Velho na tentativa de frear a ampliação da carcinicultura e conscientizar um público diversificado acerca da preservação dos ecossistemas litorâneos, alcançando substanciais mudanças na Comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-02-2014

Como Citar

LOUREIRO, C. V.; GORAYEB, A. O Turismo comunitário como alternativa para a preservação dos ecossistemas litorâneos: o caso da Comunidade de Curral Velho, Acaraú-CE-Brasil. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5038. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos