Roteirização Turística na Comunidade Indígena Catu dos Eleotérios em Canguaretama/RN, Brasil
Compreendendo desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n3ID30757Palavras-chave:
Roteirização Turística, Catu dos Eleotérios, ROTURIS, Turismo de Base ComunitáriaResumo
O objetivo deste estudo foi compreender o processo de roteirização turística no Catu dos Eleotérios, uma comunidade indígena localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte. Como percurso metodológico, a pesquisa é exploratória, de caráter qualitativo, o universo se configurou pelos atores do turismo na comunidade investigada. A coleta dos dados ocorreu, a partir de uma intervenção de capacitação, em que um Workshop de Roteirização Turística foi realizado e, posteriormente, avaliado conforme metodologia Phillips ROI. Além disso, realizou-se entrevistas com os atores do turismo local, visitas técnicas aos atrativos, observação participante e registro fotográfico como complementos da pesquisa, onde foi possível espelhar a metodologia de roteirização turística ROTURIS. Como resultados percebe-se que boa parte dos atores locais são jovens e com renda familiar baixa, sendo o turismo uma possibilidade de mudança socioeconômica. Contudo, ainda não se encontram preparados, apesar de já comercializar roteiros, para receber o turismo e gerir toda a complexidade que o envolve. A capacitação se revelou importante, conforme etapa 3 - fase 2 da ROTURIS, e identificou a resistência dos atores em participar das ações, além de pessimismo acerca dos reais benefícios que o turismo pode trazer. Espelhando a etapa 3 - fase 1 da ROTURIS, encontrou-se possibilidades de melhorias para o turismo local. Mediante aos desafios em se trabalhar o turismo de forma organizada, integrada e sustentável, sugere-se que a metodologia ROTURIS e o Turismo de Base Comunitária sejam incorporados no fazer local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).