Saberes e olhares sobre o turismo de base comunitária

Estudo de caso da Comunidade Quilombola Pé do Morro, Tocantins

Autores

  • Stephanni Gabriella Silva Sudré Universidade Federal do Norte do Tocantins
  • Silvio Lima Figueiredo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID29223

Palavras-chave:

Quilombola, Percepção, Turismo de Base Comunitária

Resumo

Diante do desafio de compreender a participação das comunidades amazônicas no turismo de base comunitária, buscou-se, com o objetivo central, analisar as potencialidades para o Turismo de Base Comunitária por meio da percepção turística da Comunidade Quilombola Pé do Morro. Foram estabelecidos como objetivos específicos: a) perceber o interesse e os conhecimentos da comunidade sobre o turismo, b) destacar os atrativos turísticos da comunidade sob olhar de seus membros e c) elencar os agentes sociais do turismo envolvidos na visitação de seus atrativos. Utilizou-se abordagem qualitativa para geração e análise de dados, empregando pesquisa bibliográfica, observação participante e entrevistas. Observou-se que a comunidade percebe o turismo como uma ferramenta para seu desenvolvimento, com foco nas práticas culturais e nas evidências do patrimônio cultural e natural presentes em seu território, assim como geração de renda, preservação ambiental, valorização cultural e educação das relações étnico-raciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanni Gabriella Silva Sudré, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, Araguaína/TO, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará – PPGDSTU/NAEA/UFPA.

Silvio Lima Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará – PPGDSTU/NAEA/UFPA, Belém/PA, Brasil.

Downloads

Publicado

04-09-2023

Como Citar

SUDRÉ, S. G. S.; FIGUEIREDO, S. L. Saberes e olhares sobre o turismo de base comunitária : Estudo de caso da Comunidade Quilombola Pé do Morro, Tocantins. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 405–423, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n3ID29223. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/29223. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos