Turismo e eventos: uma análise sobre a gestão dos Festejos Farroupilhas de Caxias do Sul - RS.

Autores

  • Anaize Spada

Palavras-chave:

Turismo. Eventos. Festejos Farroupilhas. Caxias do Sul – RS.

Resumo

Resumo:A Semana Farroupilha foi instituída por lei estadualpara incentivar a memória em torno da Revolução Farroupilha. Hoje, esse eventorecebe o nome de Festejos Farroupilhas. A escolhado tema para à presente investigação deve-se às proporções que o eventoFestejos Farroupilhas apresentou nos últimos anos. Com um público participanteestimado em trezentas mil pessoas, possui duração de quatorze dias e oferecediversificada programação. O estudo objetiva analisar a gestão desse evento esua relação com o turismo. De cortequalitativo e viés exploratório, os dados foram reunidos a partir de revisão bibliográfica,pesquisa documental, entrevistas e observação. Em síntese, pode-se afirmar queo evento contribui para a promoção de expressões culturais associadas aoregional rural da pecuária no Rio Grande do Sul – genericamente denominada comocultura gaúcha –, através de espetáculos musicais, dança e convívio entre as pessoasparticipantes. Em relação a gestão, diversos pontos precisam ser revistos,conforme sugestões no corpo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anaize Spada

Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas (UCS2004), com especialização em Estratégias de Marketing (UCS 2006), mestre emTurismo (UCS 2013). Atuação como docente nas áreas de comunicação, eventos,marketing e turismo.

Downloads

Publicado

24-02-2014

Como Citar

SPADA, A. Turismo e eventos: uma análise sobre a gestão dos Festejos Farroupilhas de Caxias do Sul - RS. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5042. Acesso em: 31 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos