“Tour” Teórico com Panosso Netto: quando tudo parece frustração e expectativa gerada é momento de olhar o passado, enfrentar o presente e construir

Autores

  • Sylvana Kelly Marques da Silva
  • Zwyla Alice Cabral Gouveia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n0ID6729

Palavras-chave:

Turismo. Teoria. Epistemologia. Panosso Netto. Crítica.

Resumo

Tendo como fio condutor as críticas lançadas pelo autor Panosso Netto, acerca da análise dos fatores intervenientes na construção do conhecimento em turismo, este artigo problematiza o norte dado a grande parte dos estudos na área.  O filósofo propõe análises, alicerçadas em estudos teóricos e epistemológicos, vinculadas às disciplinas fundantes do conhecimento humano - filosofia e história - essenciais para a reflexão em torno dos fenômenos emergente na sociedade moderna. Panosso Netto argumenta que se os estudos não saírem da superfície teórica em que a maioria se encontra e derem mergulhos mais profundos em seu complexo espacial, temporal e social; epistemológico, filosófico e historiográfico, não alcançarão o grau de respeitabilidade almejado entre as áreas do conhecimento. Pressupõe-se que não há uma única experiência fundante ou essencial nas relações que envolvem o turismo e que o isolem como conhecimento, em detrimento de entendê-lo como a parte de um todo vinculado a experiências construídas por intermédio de distintas narrativas e performances sociais. Por intermédio da análise da obra do autor, procuramos verificar como as contribuições propostas: que reclama um maior entendimento na área, por meio de um mergulho na filosofia; capaz de dar a ver as bases que estruturaram nossa sociedade e; propõe um retorno aos clássicos das ciências sociais; para que entendamos as práticas e relações que acompanharam as mudanças da sociedade moderna, apreendem os estudos do turismo, imbricando historicamente, espacialmente, culturalmente, economicamente e politicamente o estilo de vida capitalista ocidental, que desembocou no atual modo de vivência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvana Kelly Marques da Silva

Bacharel em Turismo (UNIFACEX). Bacharelanda em Ciências Sociais (UFRN). Especialista em Gestão e Estratégia de Marketing (FIJ). Mestre em Turismo (UFRN). Doutoranda em Ciências Sociais (UFRN).

Zwyla Alice Cabral Gouveia

Bacharel em Turismo (UFRN). Especialista em Docência para a Educação Profissional (SENAC). Mestre em Turismo (UFRN). Professora de idioma (SENAC).

Downloads

Publicado

15-04-2016

Como Citar

SILVA, S. K. M. da; GOUVEIA, Z. A. C. “Tour” Teórico com Panosso Netto: quando tudo parece frustração e expectativa gerada é momento de olhar o passado, enfrentar o presente e construir. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n0ID6729. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6729. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos