“Tour” Teórico com Panosso Netto: quando tudo parece frustração e expectativa gerada é momento de olhar o passado, enfrentar o presente e construir
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n0ID6729Palavras-chave:
Turismo. Teoria. Epistemologia. Panosso Netto. Crítica.Resumo
Tendo como fio condutor as críticas lançadas pelo autor Panosso Netto, acerca da análise dos fatores intervenientes na construção do conhecimento em turismo, este artigo problematiza o norte dado a grande parte dos estudos na área. O filósofo propõe análises, alicerçadas em estudos teóricos e epistemológicos, vinculadas às disciplinas fundantes do conhecimento humano - filosofia e história - essenciais para a reflexão em torno dos fenômenos emergente na sociedade moderna. Panosso Netto argumenta que se os estudos não saírem da superfície teórica em que a maioria se encontra e derem mergulhos mais profundos em seu complexo espacial, temporal e social; epistemológico, filosófico e historiográfico, não alcançarão o grau de respeitabilidade almejado entre as áreas do conhecimento. Pressupõe-se que não há uma única experiência fundante ou essencial nas relações que envolvem o turismo e que o isolem como conhecimento, em detrimento de entendê-lo como a parte de um todo vinculado a experiências construídas por intermédio de distintas narrativas e performances sociais. Por intermédio da análise da obra do autor, procuramos verificar como as contribuições propostas: que reclama um maior entendimento na área, por meio de um mergulho na filosofia; capaz de dar a ver as bases que estruturaram nossa sociedade e; propõe um retorno aos clássicos das ciências sociais; para que entendamos as práticas e relações que acompanharam as mudanças da sociedade moderna, apreendem os estudos do turismo, imbricando historicamente, espacialmente, culturalmente, economicamente e politicamente o estilo de vida capitalista ocidental, que desembocou no atual modo de vivência humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).