A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS

Autores

  • Tauana Macedo de Paula Universidade de Caxias do Sul
  • Silvio Luiz Gonçalves Vianna Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7823

Palavras-chave:

Turismo, Souvenir, Ponto de distribuição, “Maria Fumaça”, Serra Gaúcha (RS)

Resumo

Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos.

 

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Biografia do Autor

Tauana Macedo de Paula, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Turismo. Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (Bolsista CAPES).

Silvio Luiz Gonçalves Vianna, Universidade de Caxias do Sul

Professor adjunto do Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

MACEDO DE PAULA, T.; GONÇALVES VIANNA, S. L. A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7823. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7823. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos