A percepção dos gestores de lojas de souvenirs do atrativo turístico Maria Fumaça- Região Uva e Vinho, RS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n2ID7823Palavras-chave:
Turismo, Souvenir, Ponto de distribuição, “Maria Fumaça”, Serra Gaúcha (RS)Resumo
Tendo em vista a importância do souvenir para o turismo, uma vez que transmite a cultura do lugar e tangibiliza a experiência que o turista vivencia na localidade, buscou-se analisar como este produto está sendo disponibilizado aos turistas. Neste sentido, este artigo investiga a eficiência dos pontos de distribuição das lojas de souvenir do atrativo turístico “Maria Fumaça”, localizado na Serra Gaúcha (RS), cujo percurso abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Para alcançar este objetivo, foi elaborado um estudo de caso que deu origem à uma pesquisa exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa, aplicada a partir de questionários, nos quais foi utilizada a escala Likert de concordância. Os instrumentos de pesquisa foram direcionados aos responsáveis pelas lojas, os quais foram inquiridos quanto aos quesitos localização e fluxo de clientes em suas lojas. Como principal conclusão do estudo verificou-se que os estabelecimentos se encontram em uma posição privilegiada, devendo, porém, avaliar melhor o perfil do cliente desejado e também estabelecer um planejamento que esteja relacionado à eficiência dos empreendimentos.
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