Existe uma Escola Potiguar de Processo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n2ID40877

Résumé

O artigo intenta verificar se existe uma escola de pensamento, voltada ao direito processual civil, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Emprega o método hipotético-dedutivo baseado em análise bibliográfica. No desenvolvimento, foi identificada uma influência da tese de Ricardo Tinoco de Góes, que tem sua fundamentação na obra de Jürgen Habermas, nos trabalhos desenvolvidos no projeto de pesquisa ao qual o professor está vinculado. Ficou estabelecido que, nas dissertações defendidas, existe uma continuidade da pesquisa de Ricardo Tinoco de Góes, que versa sobre a legitimidade da jurisdição e o diálogo com a sociedade civil. A partir desses elementos e da análise das dissertações defendidas, foi possível concluir que existe uma Escola Potiguar de Processo, ainda que esteja em seu estágio inicial de formação.

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Biographie de l'auteur-e

Carlos André Maciel Pinheiro Pereira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE). Professor Efetivo do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (CCJS/UFCG).  Membro da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo (ANNEP) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). E-mail: candremaciel@hotmail.com

Publié-e

22-07-2025

Comment citer

MACIEL PINHEIRO PEREIRA, Carlos André. Existe uma Escola Potiguar de Processo no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 105–130, 2025. DOI: 10.21680/1982-310X.2025v18n2ID40877. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/40877. Acesso em: 6 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

32ª Edição