Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado

Autores

  • Grasielle Lopes Menezes da Fonseca Instituto Benjamin Constant
  • Neuza Rejane Wile Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2020v4n1ID21761

Palavras-chave:

Deficiência visual, Audiolivro, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade informacional

Resumo

As pessoas com deficiência visual precisam ser atendidas com recursos que contemplem os processos educacionais, culturais e políticos e, assim, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que essas pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. O estudo tem como objetivo elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando traçar orientações aos professores e profissionais da educação inclusiva. O Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes de três Oficinas de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecidas no Instituto Benjamin Constant entre 2018 e 019. O Manual produzido será disponibilizado gratuitamente no formato de E-book. Esses produtos agregam experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e são fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva

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Publicado

10-11-2020

Como Citar

FONSECA, G. L. M. da .; LIMA, N. R. W. Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 4, p. e21761, 2020. DOI: 10.21680/2447-0198.2020v4n1ID21761. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/21761. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos