IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA

Autores

  • Carlos Eugênio de Lemos UFF

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10812

Palavras-chave:

Gerações. Velhice. Imaginação sociológica. Currículo.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada entre os anos de 2011 e 2014, decorrente de um curso sobre “O envelhecimento humano no Currículo da Educação Básica”, destinado a quarenta alunas concluintes do normal médio, oriundas de escola pública, numa cidade de porte médio. O projeto teve como objetivos: (a) conhecer as concepções de velhice dos futuros professores; (b) avaliar os desafios da mediação pedagógica para abordar o tema da velhice em sala de aula. Foram utilizados questionários semiabertos, entrevistas informais, bem como proposta a elaboração de um plano de aula referente ao tema. Ao final, depois da análise teórica e empírica, pôde-se perceber a resistência de alguns estereótipos, que insistem em apresentar a velhice como uma experiência homogênea, privada e de perda do status social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eugênio de Lemos, UFF

Professor na UFF/Campos e membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF).

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

LEMOS, C. E. de. IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA E VELHICE: DESCONSTRUINDO OS CLICHÊS NA SALA DE AULA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 11–31, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10812. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10812. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS