DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Auteurs-es

  • Andréa Lúcia da Silva Paiva

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816

Mots-clés :

Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamento

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Andréa Lúcia da Silva Paiva

Professora Adjunta Nível II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde se especializou em pesquisa sobre memória, religiosidade e patrimônio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Bacharel e Licenciada  em Ciências Sociais pela UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura MotirõNhãdereko. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF). Recentemente, vem trabalhando nas linhas de pesquisas: “Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação” e “Memória, Religiosidade e Educação”.

 

Téléchargements

Publié-e

17-11-2016

Comment citer

PAIVA, A. L. da S. DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 95–115, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS