DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816Mots-clés :
Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamentoRésumé
O presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
17-11-2016
Comment citer
PAIVA, A. L. da S. DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 95–115, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS