DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Autores/as

  • Andréa Lúcia da Silva Paiva

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816

Palabras clave:

Ensino de Sociologia. Religião. Formação docente. Antropologia da Educação. Categorias de pensamento

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da religião e do ensino de Sociologia na educação básica. Com base em questionários qualitativos e na observação participante com alunos, estagiários e professores da rede pública e privada, esta pesquisa discute a respeito de um tema aparentemente “naturalizado” ou oculto em sala de aula. A abordagem da temática religião vem ao encontro de um desafio central à imaginação sociológica. A proposta está em pensar como a religião pode contribuir para reflexões a respeito do ensino de Sociologia, quando trabalhada como atividade interlocutora dessa ação, levando em conta as observações das categorias de pensamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Lúcia da Silva Paiva

Professora Adjunta Nível II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde se especializou em pesquisa sobre memória, religiosidade e patrimônio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Bacharel e Licenciada  em Ciências Sociais pela UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura MotirõNhãdereko. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF). Recentemente, vem trabalhando nas linhas de pesquisas: “Ensino de Sociologia e Sociologia da Educação” e “Memória, Religiosidade e Educação”.

 

Publicado

17-11-2016

Cómo citar

PAIVA, A. L. da S. DINÂMICAS DO SAGRADO: FALANDO DE RELIGIÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 95–115, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10816. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10816. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS