EXPERIÊNCIAS DE AUTOGESTÃO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE AÇÃO NA FORMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS

Auteurs-es

  • Luiz Antônio Coelho Da Silva UFCG
  • Irene Alves de Paiva UFRN

Mots-clés :

Autogestão. Economia Solidária. Incubadoras. Metodologias. Práticas de Ação.

Résumé

As experiências de economia solidária têm alcançado cada vez mais êxito, mas para isso é fundamental que a gestão dos empreendimentos ganhe ares e um caráter autogestionário, onde os princípios de igualdade, solidariedade e democracia façam parte do dia a dia destes negócios. Teve-se como unidade de análise a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da Universidade Federal de Campina Grande (IUEES/UFCG), seu empreendimento Centro de Arte em Vidro e o Projeto Curso de Especialização de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária para o Semiárido Paraibano; e como base teórica as concepções de Autogestão e de economia solidária. A questão central do estudo foi analisar as metodologias e práticas de ação desenvolvidas pela IUEES para compreender o processo de formação dos seus atores sociais no princípio da Autogestão. Este estudo possui caráter descritivo, exploratório, analítico, de natureza quali-quantitativa, sendo utilizados para coleta dos dados entrevistas semi-estruturadas, registros fotográficos e análises documentais e bibliográficas. Concluiu-se, portanto, que a IUEES cumpre apenas parcialmente seu papel de propiciar a Autogestão em sua gestão, transpassando os conhecimentos autogestionários aos seus empreendimentos, mas de forma descontextualizada e sem muita autonomia para os incubados. Os resultados alcançados indicam que a hipótese não pode ser confirmada, ou seja, existem várias mudanças sociais, políticas, educacionais e econômicas na vida dos atores sociais incubados e até mesmo dos atores que compõem a incubadora solidária, porém de forma parcial e fragmentada, pois mesmo com a melhoria da qualidade de vida os atores sociais não podem ser considerados emancipados.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Antônio Coelho Da Silva, UFCG

Doutor em Ciências Sociais com área de concentração em Política, Desenvolvimento e Sociedade (PPGCS/UFRN) e tese na área de Economia Solidária e Autogestão. Professor Assistente no Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (CDSA/UFCG) na área de Ciências Contábeis. Leciona no Curso de Gestão Pública e Agroecologia do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG). Como bolsista, é professor da Graduação em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba, da Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Especialização da UFCG em Educação de Jovens e Adultos, com ênfase em Economia Solidária. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão pública, contabilidade pública e gerencial, orçamento público e democrático, políticas públicas, terceiro setor e economia solidária.

Irene Alves de Paiva, UFRN

Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora associada da UFRN. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do desenvolvimento, nos seguintes temas: movimentos sociais, educação do campo, associativismo, ação coletiva e participação política

Téléchargements

Publié-e

11-04-2016

Comment citer

DA SILVA, L. A. C.; ALVES DE PAIVA, I. EXPERIÊNCIAS DE AUTOGESTÃO: METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE AÇÃO NA FORMAÇÃO DE ATORES SOCIAIS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 274–295, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6419. Acesso em: 22 déc. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s