Esta é uma versão desatualizada publicada em 13-07-2023. Leia a versão mais recente.

APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA

ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Elisangela Matias Miranda Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780

Palavras-chave:

Avaliação de Livro Didático; Relações CTSA; Educação Crítica; PNLD.

Resumo

Livros didáticos são ferramentas importantes para apoio na educação formal, e muito utilizados por docentes e discentes. Portanto, pesquisas sobre avaliação de livros didáticos são relevantes para melhor orientar a comunidade escolar na escolha e no uso deste material curricular. Neste trabalho de pesquisa qualitativa, documental e exploratória, analisamos um livro didático aprovado para os três anos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Utilizamos uma ferramenta avaliativa sobre a perspectiva CTS e concluímos que o livro ainda precisa ser complementado por outros materiais e temas para discussão, a fim de melhor fornecer subsídios para o alcance dos objetivos da educação CTSA. Também recomendamos outras ferramentas para avaliação das relações CTSA presentes em materiais curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R.; AMANTES, A.; EL-HANI, C. N. Questões sociocientíficas em projetos estudantis no ensino médio: construindo inovações educacionais no programa ciência na escola. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 473-489. Disponível em < https://books.scielo.org/id/n7g56/pdf/conrado-9788523220174-23.pdf>. Acesso em: 02/02/2022.

BASSO, L. D. P. Estudo acerca dos critérios de avaliação de livros didáticos de Ciências do PNLD–Período de 1996 e 2013. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, UFPE, Recife, p. 1-15, 2013. Disponível em <https://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/LucimaraDelPozzoBasso-ComunicacaoOral-int.pdf>. Acesso em: 20/02/2022

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: EDUFSC, 1998.

BENCZE, L. et al. Estudantes agindo para abordar danos pessoais, sociais e ambientais relacionados à ciência e à tecnologia. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 515-559. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 18/11/2021.

BORDONI, A. J.; SILVEIRA, M. P.; VIEIRA, R. M. Análise de sequências didáticas de química por meio de um instrumento para a avaliação do pensamento crítico e ensino CTS. Poiésis, Unisul, Tubarão, v.14, n. 26, p. 380-402, Jul/Dez 2020.

CARUSO, F.; MARQUES, A. J. Ensaio sobre o negacionismo científico em tempos de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 11, p.1-17, 2021.

CONRADO, D. et al. Educar a partir de diferentes modelos de saúde: discutindo bactérias no ensino de ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. ENCITEC, Santo Ângelo - v. 11, n. 1, p. 202-218, jan./abr. 2021. Disponível em <https://doi.org/10.31512/encitec.v11i1.108>. Acesso em: 20/02/2022.

CONRADO, D. M. Questões Sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 p. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

CONRADO, D. M.; CONRADO, I. S. Análise crítica do discurso sobre imagens da ciência e da tecnologia em argumentos de estudantes de biologia. Revista de Pesquisa Qualitativa, v.4, n.5, p.218-231, 2016. Disponível em <https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/40>. Acesso em: 10/12/2021.

CONRADO, D. M.; EL-HANI, C. N.; NUNES-NETO, N. F. Sobre a ética ambiental na formação do biólogo. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), v. 30, n. 1, p. 120–139, jan./ jun. 2013.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no Ensino de Ciências. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 77–118. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 22/01/2021.

CORTELLA, M. S. Porque fazemos o que fazemos? aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização. São Paulo: Planeta, 2016.

CORTEZ, J.; FOSCARIN NETO, A. As proposições do enfoque CTS nos livros didáticos de ciências do 9º ano. Contexto & Educação, ano 35, n. 111, p. 272-286, Mai./Ago. 2020.

DIONOR, G. A. et al. Análise de propostas de ensino baseadas em QSC: uma revisão da literatura na educação básica. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p.197–224, 2020a.

DIONOR, G. A. et al. Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.20, n.u, p.429–464, 2020b. Disponível em: <https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464>. Acesso em: 12/06/2022.

FREITAS, D., et al. Aplicação de uma ferramenta avaliativa para analisar materiais didáticos voltados para uma educação científica numa perspectiva crítica. In: Atas do VII SIACTS, Seminário Iberoamericano CTS, 2020, p. 645-648. Espanha: Universidade de Valência. 2020.

GOMES, C. C. S.; BATISTA, E. R. M. Concepções de ensino CTS nos livros didáticos de ciências naturais. In: Anais do VI CONEDU. Congresso Brasileiro de Educação, 2019, p.1-12, Fortaleza – CE. Campina Grande – PB: Realize, 2019.

HODSON, D. Looking to the future: building a curriculum for social activism. The Netherlands: Sense Publishers, 2011.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 27-57. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27202 >. Acesso em: 12/12/2021.

KAHN, S.; ZEIDLER, D. L. Using our Heads and HARTSS*: Developing Perspective-Taking Skills for Socioscientific Reasoning (*Humanities, ARTs, and Social Sciences). Journal of Science Teacher Education, v.27, n.3, p.261-281, 2016.

LACERDA, N. O. S.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Revista Educação e Fronteiras On-Line, v.9, n.25, p.110-126, 2019. Disponível em <https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015>. Acesso em: 21/12/2021.

LATOUR, B. Reagregando o social. Salvador: EDUFBA; Bauru: EDUSC, 2012.

MARCONDES, M. E. R. et al. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MARQUES, A. R.; REIS, P. Geoengenharia do clima: uma controvérsia sociocientífica sobre a responsabilidade na manipulação do clima. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.) Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 345-362. Disponível em < http://hdl.handle.net/10451/35699>. Acesso em: 20/01/2021.

MARTÍNEZ-PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: Ideologia, autonomia e formação de professores [online]. São Paulo: UNESP, 2012.

NUNES-NETO, N. N.; CONRADO, D. M. Ensinando ética. Educação em revista, v. 37, p. 1–28, 2021. Disponível em <http://dx.doi.org/10.1590/0102-469824578>. Acesso em: 02/02/2022.

OLIVEIRA, J. M.; CERQUEIRA, L. L. M. Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, V.13, N.32, p.1262- 1282, set.-dez. 2021.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. Análise dos livros didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na Coleção Teláris. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020a.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. D. Análise dos Livros Didáticos de Ciências e o enfoque CTS: mapeando os elementos da Natureza da Ciência na coleção Araribá. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 1, n. 7, 2020b.

PENHA, P. X.; MACIEL, M. Análise das atividades de aprendizagem dos livros didáticos de ciências e o enfoque CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 69-84, maio 2020c.

RACHELS, J. Problemas da filosofia. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2010.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: Teaching Socio-scientific Issues. Philadelphia: Open University Press, 2003.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de Cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. v.3, n.1, p.1-10, 2013.

ROSA, S. E.; AULER, D. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.9, n.2, p.203-231, nov. 2016.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, pp. 133-162, 2002.

SARMENTO, A. C. de H.; et al. Princípios de design para um ensino de Ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 183–207, 2019. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11101>. Acesso em: 20/01/2021.

SAVATER, F. Ética de urgência. Barcelona: Ariel Planeta, 2012.

SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciênc. educ. Bauru, v. 21, n.1, Jan-Mar., 2015.

SILVA, K. M. A.; GOMES, V. B.; PAULA, L. É. C. Análise de seções complementares em livros didáticos de Ciências: potencialidades para discussões sociocientíficas. Educação e Fronteiras [on-line], v. 9, n. 25, p. 127–145, 2019. Disponível em <https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11016>. Acesso em: 20/02/2022.

SILVA, M. S.; ROSA, S. E. Questões energéticas e suas relações com parâmetros CTS: análise em livros didáticos a partir de uma matriz de referência. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, V. 17, N. 38, p. 267-281, 2021.

SOUZA, T. P.; MÜLLER, M. G. O enfoque CTS em livros didáticos brasileiros e em manuais escolares portugueses: uma revisão das publicações em eventos do Ensino de Ciências e Química. Revista Insignare Scientia. RIS. Edição Especial: 40º EDEQ. v. 5, n. 2, p.451-466. Mai./Ago. 2022.

Downloads

Publicado

13-07-2023

Versões

Como Citar

MATIAS MIRANDA, E. APLICANDO UMA FERRAMENTA AVALIATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CTSA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 72–96, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID29780. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29780. Acesso em: 21 nov. 2024.