EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO

Autores/as

  • Max Rodolfo Roque da Silva Universidade Federal de Pernambuco/Doutorando em Educação

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31940

Palabras clave:

autoritarismo, resistência, educação, emancipação, democracia

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do pensador alemão Theodor W. Adorno para uma educação de resistência ao autoritarismo e em defesa da democracia. Quando de seu retorno ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Adorno se mostrou interessado em refletir sobre a persistência dos pressupostos nazifascistas, inserindo a educação no debate mais amplo de suas formas de enfrentamento e superação. Ao que parece, o centro de sua reflexão passa diretamente pela formação de um sujeito que não se deixe levar cegamente por uma liderança autoritária e que seja capaz de refletir por si próprio. Neste sentido, ancorando-se em ensaios escritos por Adorno e textos de comentadores, espera-se lançar luzes sobre uma questão latente em nossa sociedade, que exige da educação um posicionamento e uma atuação assente com as exigências colocadas pelo nosso tempo.

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Publicado

13-07-2023

Cómo citar

ROQUE DA SILVA, M. R. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 170–188, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31940. Acesso em: 17 may. 2024.