EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA
CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31940Palavras-chave:
autoritarismo, resistência, educação, emancipação, democraciaResumo
O objetivo deste artigo é discutir sobre as contribuições do pensador alemão Theodor W. Adorno para uma educação de resistência ao autoritarismo e em defesa da democracia. Quando de seu retorno ao Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, Adorno se mostrou interessado em refletir sobre a persistência dos pressupostos nazifascistas, inserindo a educação no debate mais amplo de suas formas de enfrentamento e superação. Ao que parece, o centro de sua reflexão passa diretamente pela formação de um sujeito que não se deixe levar cegamente por uma liderança autoritária e que seja capaz de refletir por si próprio. Neste sentido, ancorando-se em ensaios escritos por Adorno e textos de comentadores, espera-se lançar luzes sobre uma questão latente em nossa sociedade, que exige da educação um posicionamento e uma atuação assente com as exigências colocadas pelo nosso tempo.
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