A TRÍADE “CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS” E A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PESTALOZZI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32364

Palavras-chave:

Educação Integral, Natureza Humana, Desenvolvimento

Resumo

Falar em educação implica em entender o processo de formação do ser humano compreendendo-o como um ser multidimensional e em sua integralidade: corporal/física, intelectual/cognitiva, afetiva/emocional, social/cultural. Esta formação integral ou o pleno desenvolvimento da personalidade humana é reforçada hoje em dia por importantes declarações e instituições de nível internacional como a UNESCO, UNICEF e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Acontece que a ideia de pensar uma educação integral do ser humano e o pleno desenvolvimento de suas potencialidades não é nova e no período do Iluminismo, o filósofo e pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi já pensava a educação a partir desta perspectiva. Pestalozzi, como veremos neste artigo, concebeu uma pedagogia global centrada no desenvolvimento de todas as faculdades dos alunos: física, intelectual, moral, afetiva. Desta forma, este artigo, que adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, apresenta um estudo sobre a obra de Johann Heinrich Pestalozzi, com ênfase na ideia de uma educação voltada para o pleno desenvolvimento das capacidades humanas. Para isto faremos algumas considerações sobre as experiências de Pestalozzi como educador, algumas considerações sobre a influência do filósofo Jean-Jacques Rousseau, sobretudo a partir do conceito de natureza humana pois, para Pestalozzi, a criança é concebida como um organismo em desenvolvimento que se revela a partir da união entre mente, coração e mãos e, assim, poderemos abordar os aspectos que se relacionam com a proposta de uma educação integral que será o último tópico abordado e o objetivo desde artigo.

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Biografia do Autor

Alexsandro Melo Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Sociedade e Cultura da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

MELO MEDEIROS, A. A TRÍADE “CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS” E A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PESTALOZZI. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. DS04, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32364. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32364. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade