A TRÍADE “CABEÇA, CORAÇÃO E MÃOS” E A PROPOSTA DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PESTALOZZI
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32364Palavras-chave:
Educação Integral, Natureza Humana, DesenvolvimentoResumo
Falar em educação implica em entender o processo de formação do ser humano compreendendo-o como um ser multidimensional e em sua integralidade: corporal/física, intelectual/cognitiva, afetiva/emocional, social/cultural. Esta formação integral ou o pleno desenvolvimento da personalidade humana é reforçada hoje em dia por importantes declarações e instituições de nível internacional como a UNESCO, UNICEF e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Acontece que a ideia de pensar uma educação integral do ser humano e o pleno desenvolvimento de suas potencialidades não é nova e no período do Iluminismo, o filósofo e pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi já pensava a educação a partir desta perspectiva. Pestalozzi, como veremos neste artigo, concebeu uma pedagogia global centrada no desenvolvimento de todas as faculdades dos alunos: física, intelectual, moral, afetiva. Desta forma, este artigo, que adota como metodologia a pesquisa bibliográfica, apresenta um estudo sobre a obra de Johann Heinrich Pestalozzi, com ênfase na ideia de uma educação voltada para o pleno desenvolvimento das capacidades humanas. Para isto faremos algumas considerações sobre as experiências de Pestalozzi como educador, algumas considerações sobre a influência do filósofo Jean-Jacques Rousseau, sobretudo a partir do conceito de natureza humana pois, para Pestalozzi, a criança é concebida como um organismo em desenvolvimento que se revela a partir da união entre mente, coração e mãos e, assim, poderemos abordar os aspectos que se relacionam com a proposta de uma educação integral que será o último tópico abordado e o objetivo desde artigo.
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