Filosofias africanas e seu ensino
da porteira de fora à porteira de dentro na prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35117Palavras-chave:
filosofias africanas, filosofias afro-brasileiras, práticas educativas, descolonizaçãoResumo
Esse artigo tem por interesse discutir sobre as Filosofias Africanas e o seu ensino, problematizando como este debate tem sido relegado pela filosofia tradicional no Brasil. Pretende-se questionar, a partir de uma base reflexiva e crítica, a urgência de novas abordagens sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira. Para tanto, é feita uma discussão tendo como base as dimensões africanas e afro-brasileiras que sustentam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as filosofias africanas e suas continuidades no ensino brasileiro. A abordagem metodológica utiliza-se da dimensão bibliográfica articulada à prática educativa dos autores(as), para explicitar os desafios de relacionar prática social e debate acadêmico sobre o tema da porteira de fora à porteira de dentro. Considera-se que esta reflexão possa contribuir para o conhecimento de novas bases epistemológicas sobre as filosofias africanas e diaspóricas como contribuição na descolonização do pensamento social brasileiro.
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