DIÁLOGO FILOSÓFICO AFROREFERENCIADO
MARCIEN TOWA, OYÈRÓNKẸ́ OYỌWỌMÍ E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AXÉ
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32984Palavras-chave:
Filosofia africana contemporânea, estudos de gênero, estudos de gênero, socioanáliseResumo
Neste artigo, fomentamos um diálogo entre dois filósofos africanos de relevância em contextos distintos por uma descolonização do pensamento na prática pedagógica. O primeiro, Marcien Towa, desempenhou um papel crucial nas lutas descoloniais dos anos sessenta, sendo criador de concepções como as de "nova orientação filosófica na África" e “autorevolução”. Este será discutido em conjunto com Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, baseando-se no seu livro A Invenção das Mulheres (2021), com foco especial na figura de Ìyá, cujas análises se concentram na crítica da imposição colonial dos gêneros, incluindo a exclusão e dominação do gênero feminino. Oyěwùmí reafirma que desde os papéis público-sociais até as cosmopercepções de Orixás existem tecnologias sociais que ativamente incorporam as ana-fêmeas no debate e nas decisões comuns. A terceira e última parte resulta dessas influências teóricas africanas na praxis política pedagógica sobre a experiência vivida afrodiaspórica no seminário "Axé: Cura e Defesa da ferida colonial", apresentado na Universidade Gaston Berger em São Luis, Senegal. As partes teóricas e a prática neste seminário têm como objetivo uma abordagem de intervenção pedagógica no espaço público, para que a força vital (Axé) seja considerada um elemento crucial para a tomada de consciência contracolonial. Além disso, ressaltar a influência das filosofias africanas em contextos afrodiaspóricos e afrobrasileiros.
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