DIÁLOGO FILOSÓFICO AFROREFERENCIADO

MARCIEN TOWA, OYÈRÓNKẸ́ OYỌWỌMÍ E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AXÉ

Autores

  • Raisa Inocêncio Ferreira Lima Universidade de Toulouse Jean Jaurès

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32984

Palavras-chave:

Filosofia africana contemporânea, estudos de gênero, estudos de gênero, socioanálise

Resumo

Neste artigo, fomentamos um diálogo entre dois filósofos africanos de relevância em contextos distintos por uma descolonização do pensamento na prática pedagógica. O primeiro, Marcien Towa, desempenhou um papel crucial nas lutas descoloniais dos anos sessenta, sendo criador de concepções como as de "nova orientação filosófica na África" e “autorevolução”. Este será discutido em conjunto com Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, baseando-se no seu livro A Invenção das Mulheres (2021), com foco especial na figura de Ìyá, cujas análises se concentram na crítica da imposição colonial dos gêneros, incluindo a exclusão e dominação do gênero feminino. Oyěwùmí reafirma que desde os papéis público-sociais até as cosmopercepções de Orixás existem tecnologias sociais que ativamente incorporam as ana-fêmeas no debate e nas decisões comuns. A terceira e última parte resulta dessas influências teóricas africanas  na praxis política pedagógica sobre a experiência vivida afrodiaspórica no seminário "Axé: Cura e Defesa da ferida colonial", apresentado na Universidade Gaston Berger em São Luis, Senegal. As partes teóricas e a prática neste seminário têm como objetivo uma abordagem de intervenção pedagógica no espaço público, para que a força vital (Axé) seja considerada um elemento crucial para a tomada de consciência contracolonial. Além disso, ressaltar a influência das filosofias africanas em contextos afrodiaspóricos e afrobrasileiros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIMBOLA, Wande. Images of Women in the Ifá Literary Corpus. In : Kaplan, Flora. Queen, Queen Mothers, Priestesses, and Power. New York, New York Academy of Sciences, 1997.

AKOTIRENE, C. Osun é fundamento epistemológico: um diálogo com

Oyèronké Oyèwúmi. Disponível em :

https://www.cartacapital.com.br/opiniao/osun-e-fundamento-epistemologico-um- dialogo-com-oyeronke-

oyewumi/?fbclid=IwAR1BjNqQshNDq3vExZsnC5tY_SUfCUkE0rXPYHKQfoUcN

tji0X0Ka1fMB8#.Xa3C_WpFZyk.facebook. Acesso em 19 abr 2022.

ANZALDÚA, Gloria. Light in the Dark/Luz en lo oscuro: Rewriting Identity, Spirituality, Reality. New York : ed. Ana Louise Keating. 2015

BENTO, C. PACTOS NARCÍSICOS NO RACISMO: Branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese na Universidade de São Paulo, 2002.

CESAIRE, Aimé. Discours sur le colonialisme. Paris : Présence Africaine, 1955.

EUGENIO, N; WER, C. Filosofia Africana: Um estudo

sobre a conexão entre ética e estética. Voluntas: Revista Internacional de

Filosofia. UFSM, v. 10, Ed. Especial (2019): Interfaces da Filosofia Africana.

Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39890. Acesso em: 29 jun. 2023.

FANON, F. Peau Noir Masques Blanches. Paris : Seuil, 1952.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano. São Paulo : Cia. Das Letras, 2020.

Hartman, Saidiya. Venus in Two Acts. Small Axe 12, no. 2 (2008): 1-14. Disponível em : muse.jhu.edu/article/241115. Acesso em: 29 jun. 2023.

HOOKS, b. Ensinando a transgredir. São Paulo : Martins Fontes, 2013.

________. Ensinando para a comunidade : uma pedagogia da esperança. São Paulo :Editora Elefante, 2021.

OYEWUMI, Oyeronke. “Matripotência: ìyá nos conceitos filosóficos e instituições sociopolíticas [iorubás]”, capítulo 3, p. 57-92, por Wanderson Flor do NASCIMENTO. “Matripotency: Ìyá in philosophical concepts and sociopolitical institutions”. What Gender is Motherhood?. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2016.

___________________. A Invenção das Mulheres. Construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Tradução por Wanderson Flor do NASCIMENTO. Rio de Janeiro : Bazar do tempo, 2021.

ROCHA, A. Coluna O que o ensino de filosofia deve aprender com Oxum. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39890. Acesso em: 29 jun. 2023. https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/o-que-o-ensino-de-filosofia-deve-aprender-com-oxum. Acesso em 30 jun. 23.

TOWA, M. Essai sur la problématique philosophique dans l'Afrique actuelle. Yaounde : Cle, 1971.

Downloads

Publicado

18-10-2024

Como Citar

INOCÊNCIO FERREIRA LIMA, R. DIÁLOGO FILOSÓFICO AFROREFERENCIADO: MARCIEN TOWA, OYÈRÓNKẸ́ OYỌWỌMÍ E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AXÉ. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. FIA04, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32984. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32984. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais