SABERES QUILOMBOLAS E INTERCULTURALIDADE

UMA ABORDAGEM DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33448

Palavras-chave:

saberes quilombolas; interculturalidade; decolonialidade., Quilombolas, interculturalidade, decolonialidade

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivos compreender o lugar que ocupa os saberes das populações quilombolas, a fim de focá-los sob uma perspectiva intercultural, inclusive no campo educativo e, consequentemente, situar como esses conhecimentos foram ignorados, de acordo a proposta decolonial. O referencial teórico-metodológico está pautado, sobretudo, em Dussel (1977) e Quijano (2007), numa análise discursiva do pensamento decolonial, bem como de Fernandes (2016) numa abordagem intercultural dos saberes desses grupos tradicionais, com base em um levantamento bibliográfico que busca justificar as informações e as teorias defendidas (HERNÁNDEZ SAMPIERE et al., 2013). A análise dos resultados evidencia que, embora esses povos tenham resistido contra a cultura colonial para não perder seus saberes, ainda precisamos avançar em práticas educativas interculturais, sendo a desobediência epistêmica (MIGNOLO, 2005) fundamental neste processo.

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Biografia do Autor

Taciani Do Socorro Da Silva Lima, UFPA

Licenciada em Letras/Espanhol (UFPA) e Letras Inglês/Português (UNIUBE). Especialista em Promoção de Igualdade Racial da Escola (UFPA). Mestranda em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA). 

Danilo Nascimento dos Anjos , UFPA

Licenciado em Pedagogia (UNIP) e graduando em Letras/Potrtuguês (UFPA). Mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA). 

José Guilherme dos Santos Fernandes, UFPA

Licenciado em Letras (UFPA). Professor adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA). 

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

DA SILVA LIMA, T. D. S.; NASCIMENTO DOS ANJOS , D.; DOS SANTOS FERNANDES, J. G. . SABERES QUILOMBOLAS E INTERCULTURALIDADE: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. FIA12, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33448. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33448. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais