SABERES QUILOMBOLAS E INTERCULTURALIDADE
UMA ABORDAGEM DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33448Palavras-chave:
saberes quilombolas; interculturalidade; decolonialidade., Quilombolas, interculturalidade, decolonialidadeResumo
Esta pesquisa tem como objetivos compreender o lugar que ocupa os saberes das populações quilombolas, a fim de focá-los sob uma perspectiva intercultural, inclusive no campo educativo e, consequentemente, situar como esses conhecimentos foram ignorados, de acordo a proposta decolonial. O referencial teórico-metodológico está pautado, sobretudo, em Dussel (1977) e Quijano (2007), numa análise discursiva do pensamento decolonial, bem como de Fernandes (2016) numa abordagem intercultural dos saberes desses grupos tradicionais, com base em um levantamento bibliográfico que busca justificar as informações e as teorias defendidas (HERNÁNDEZ SAMPIERE et al., 2013). A análise dos resultados evidencia que, embora esses povos tenham resistido contra a cultura colonial para não perder seus saberes, ainda precisamos avançar em práticas educativas interculturais, sendo a desobediência epistêmica (MIGNOLO, 2005) fundamental neste processo.
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