As Possibilidades e limites das práticas de projetos de Turismo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36138

Palavras-chave:

Turismo Pedagógico, Formação escolar, Formação extraescolar, Anos Iniciais, Ensino-aprendizagem

Resumo

RESUMO

 

O turismo pedagógico (TP) teórico e prático contempla aulas-passeio nos espaços que acolhem escolas e universidades. O principal objetivo da pesquisa é refletir acerca das possibilidades e limites das práticas de projetos de TP nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Santa Maria - RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e foi realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do campo. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, realizada com dez professores. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados com esta pesquisa tratam-se do trabalho de TP, um dispositivo educativo que vem para qualificar os processos formativos docentes e discentes, além de desenvolver valores humanos. Nota-se por meio deste estudo que TP põe em vista facilidades e dificuldades no desenvolvimento de visitas escolares e extraescolares, bem como no aperfeiçoamento de aulas-passeio com as turmas. Os conselhos dos professores para os futuros docentes que irão trabalhar com projetos de TP focam em aulas simples e complexas que levem mais vida e que aproxime os saberes teóricos com os fazeres práticos no ambiente escolar e universitário.

 

 

 

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Biografia do Autor

Andréia Saidelles Rossi, UFSM

Endereço para acessar o currículo Lattes da autora:

https://lattes.cnpq.br/3285429087239798 

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

Endereço para acessar o Currículo Lattes da autora:

http://lattes.cnpq.br/2613694853235546 

Referências

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Publicado

25-07-2024

Como Citar

SAIDELLES ROSSI, A.; MARIS GIORDANI, E. . As Possibilidades e limites das práticas de projetos de Turismo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36138. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/36138. Acesso em: 26 jul. 2024.