As Possibilidades e limites das práticas de projetos de Turismo Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36138Keywords:
Turismo Pedagógico, Formação escolar, Formação extraescolar, Anos Iniciais, Ensino-aprendizagemAbstract
RESUMO
O turismo pedagógico (TP) teórico e prático contempla aulas-passeio nos espaços que acolhem escolas e universidades. O principal objetivo da pesquisa é refletir acerca das possibilidades e limites das práticas de projetos de TP nos anos iniciais do ensino fundamental do município de Santa Maria - RS. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e foi realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do campo. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, realizada com dez professores. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados alcançados com esta pesquisa tratam-se do trabalho de TP, um dispositivo educativo que vem para qualificar os processos formativos docentes e discentes, além de desenvolver valores humanos. Nota-se por meio deste estudo que TP põe em vista facilidades e dificuldades no desenvolvimento de visitas escolares e extraescolares, bem como no aperfeiçoamento de aulas-passeio com as turmas. Os conselhos dos professores para os futuros docentes que irão trabalhar com projetos de TP focam em aulas simples e complexas que levem mais vida e que aproxime os saberes teóricos com os fazeres práticos no ambiente escolar e universitário.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Vagner Luciano de. Turismo Pedagógico: A sala de aula da contemporaneidade. Ecodebate, ISSN 2446-9394, 2022. Disponível em: <https://www.ecodebate.com.br/2022/03/28/turismo-pedagogico-a-sala-de-aula-da-contemporaneidade>. Acesso em 07/06/2022.
ANDRADE, José Vicente. Turismo, fundamentos e dimensões. 8 Ed. São Paulo: Ática, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, Maribel Oliveira. Teoria e Prática de uma educação integral. Salvador, Bahia, 322p., 2006. Disponível em: <https://pdfslide.tips/documents/teoria-e-pratica-de-uma-educacao-integral.html >. Acesso em:08/01/22.
BONFIM, M. V de S. Por uma Pedagogia diferenciada: uma reflexão acerca do turismo pedagógico como prática educativa. Turismo Visão e Ação (Eletrônica), v. 12, n. 1. p. 114-129, jan/abr, 2010. Disponível em: < https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/1127>. Acesso em: 07/06/2022.
DELORS, Jacques (Org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez 1998. Disponível em:< http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf>. Acesso em: 10 de agosto/2022.
FLIK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução por Joice Elias Costa. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna. São Paulo. Editora Martins Fontes, 1973.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. Campinas: Papirus, 2 edição, 1986.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / - 6. ed.- São Paulo : Atlas, 2008.
GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial, Londrina: Eduel, 2003. p, 11-25. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Consideracoes_sobre_a_elaboracao_do_roteiro.pdf>. Acesso em 22 de agosto/2022.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES; S. F. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes, Petrópolis, 2009.
MORAES, Camila Maria dos Santos. Turismo Pedagógico. V. único. Rio de Janeiro: Cederj, 2016.
OLIVEIRA, J. G. Turismo pedagógico: uma análise comparativa entre as instituições de ensino públicas e privadas do município de Currais Novos/RN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, campus Currais Novos, 2017. Disponível em:<https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43561>. Acesso em: 06/de julho/2022.
PACHECO, José; PACHECO, Maria de Fátima. Uma escola pública em debate. Escola da Ponte. São Paulo. Editora Cortez, 2015.
PINTO, André, RODRIGUES, Cesar. Uma Professora Muito Maluquinha. Brasil, 2011. Disponível em:<https://youtu.be/ShpRaZW4Sgg>. Acesso em: 02 de agosto de 2022.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Andréia Saidelles Rossi, Estela Maris Giordani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.