CAMINHO FORMATIVO DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
ROMPENDO MUROS, CONSTRUINDO HISTÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID36961Palavras-chave:
Narrativas de profissionais, Centro psicossocial, Abordagem biográfica, Inclusão social, Saúde mentaisResumo
Este artigo tem como objetivo compreender como as atividades dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) contribuem para a formação dos seus usuários na perspectiva da autonomia e da inclusão social, através das memórias, dos relatos e das histórias de vida. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na pesquisa (auto)biográfica como método de investigação por meio de narrativas de profissionais do centro psicossocial. Os resultados vêm confirmar, através da atuação dos profissionais do CAPS como esse trabalho contribuiu para a formação dos seus usuários na perspectiva da autonomia e da inclusão social, pois oportunizou a (auto)formação destes sujeitos, na perspectiva de desenvolver um novo olhar de si e com o outro e sobre as pessoas que sofrem de transtornos mentais e que são excluídos dos espaços sociais. Posto isso, é necessário desenvolver uma prática de forma crítica, sensata, ética, humana, considerando as diferentes potencialidades e propondo um olhar crítico sobre a realidade social que vislumbre o que se prospecta para o futuro.
Downloads
Referências
DELORY-MOMBERG, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Liberdade: uma introdução
ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48ª: ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOFFMAN. Erving. Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Edições Vértice. Editora Revista dos Tribunais. São Paulo. 1990.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito ... ao sujeito da formação. In: NOVOA, Antônio; FINGER, Mathias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MOSQUERA, Juan José Mouriño e STOBÄUS, Claus Dieter. Reflexões sobre autoconhecimento e autorrealização com enfoque na psicologia positiva. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
POLLAK, Michel. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol 2, n. 3. 1989, p. 3-15. Disponível em: https://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024
SANCHES, Roberto. O saber da narração: Paul Ricoer e Marie-Christine Josso. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). (Auto)biografia e formação humana. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
SILVA, Ana Tereza Reis da. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 18, p. 95-104, jul./dez. 2008. Editora UFPR. Disponível em: file:///C:/Users/Aleksandra/Downloads/13428-44692-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 10 maio de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Evangelista Lima, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)