Os PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777Palavras-chave:
serviço de apoio, professores de educação especial, necessidades educacionais específicasResumo
O presente artigo tem por objetivo principal apresentar um panorama do serviço de apoio referente a Educação Especial no contexto da rede estadual de ensino do Rio Grande Norte (RN) com ênfase na atuação dos professores de Educação Especial em sala de aula comum. O aporte metodológico adotado é de cunho qualitativo (Minayo, 2015) tendo por método o Estudo de Caso (Stake, 2010). Através de uma pesquisa documental e de revisão de literatura sistemática. A fonte de coleta de dados são livros, artigos publicados e documentos legais que regem a educação especial no estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam para um serviço de apoio que considera as particularidades dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) que estão matriculados na rede e que busca uma interlocução com os professores de sala de aula regular com foco na consolidação do trabalho colaborativo que ainda se apresenta como um grande desafio. Por fim, se faz de fundamental importância considerar que, o serviço ofertado pela rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte através da atuação dos professores de educação especial no campo das práticas inclusivas tem recebido o devido reconhecimento enquanto possibilidade de garantia do direito à educação voltado ao público da educação especial.
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