O CORPO ENQUANTO LINGUAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CÍRCULO DE BAKHTIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39939

Palavras-chave:

Corpo, Linguagem, O Círculo de Bakhtin, Educação Física Escolar

Resumo

Este artigo propõe uma análise do corpo não apenas como uma entidade biológica, mas como um espaço de expressão e comunicação permeado de significados sociais e históricos. Com base nas obras clássicas do Círculo de Bakhtin e em pesquisas contemporâneas, os autores argumentam que o corpo serve como uma fronteira entre o eu e o outro, facilitando a construção de identidades e a troca simbólica em contextos socioculturais. A pesquisa enfatiza a importância do corpo nas práticas discursivas, revelando-o como um mediador nas interações sociais. A proposta de redirecionar as práticas pedagógicas, especialmente na Educação Física, é discutida, enfatizando como o reconhecimento do corpo como linguagem pode enriquecer as experiências educacionais e promover um ambiente inclusivo e representativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

Referências

BAKHTIN, M. (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 1. ed. Trad. Grillo, S; Américo, E. V. São Paulo: Editora 34, 2019.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, posfácio e notas de Paulo Bezerra; Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017. Pp. 57-80 [1975].

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1987.

BARROS, A. D. Aproximações conceituais sobre linguagem na área de educação física. Dissertação (Mestrado em Programa Associado de Pós-graduação em EF UPE/UFPB) - Escola Superior de Educação Física. 2017.

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 25-45, 1994.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, ano 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/ view/1363/1065. Acesso em: 8 dez. 2022.

BORGES, Franciele Machado Ribeiro; MARCHESAN, Moane; ROSSATO, Vania Mari; KRUG, Rodrigo de Rosso. Relação da educação física com a aptidão física e com o desempenho escolar de alunos do Ensino Médio. Biomotriz, v. 10, n. 2, p. 112-128, 2016.

BRAIT, B.; GONÇALVES. J. C. (Orgs). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.

BRAIT, B.; GONÇALVES. J. C. Corpos espelhados nas dobras da arte e da vida: A desumanização. In: BRAIT, B.; GONÇALVES. J. C. (Orgs.) Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Resolução CNE/CP nº 2. Brasilia:MEC/SECADI/CNE. 22 de dezembro de 2017.

BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Presidência da República/Casa Civil/Subchefia para Assuntos Jurídicos. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 15 de novembro de 2022.

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: MEC/SECADI, junho, 2004.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Brasília: MEC/SECADI, 2012.

BRASIL. Governo Federal. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 3ª versão. Brasília: Ministério da Educação. 2018.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília DF, março 2008. In: www.http://portal.mec.gov.br/ . Acesso em 15 de novembro de 2022.

BRASIL. Lei n° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. DOU, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em 07 de jun. de 2023.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 9 jan. 2003.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jul. 2010. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm. Acesso em: 07 de jun. de 2023.

BRASIL. Lei nº 12.965/2014, de 24 de abril de 2014. DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm. Acesso em 7 de jun. 2023.

BRASILEIRO, L. T. et al. A cultura corporal como área de conhecimento da educação física. Pensar a Prática, v. 19, n. 4, 2016.

BUBNOVA, Tatiana. Do corpo à palavra: leituras bakhtinianas. Organização, tradução e notas de Nathan Bastos de Souza. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CRUZ, A.S.; FERREIRA DE SOUSA, D. L.; SILVA, H. F.; MENEZES, R. D. Corpo, cultura e ação: (re)pensando a Educação Física Escolar. Open Minds International Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 140–142, 2023. DOI: 10.47180/omij.v4i1.192. Disponível em: https://www.openmindsjournal.com/openminds/article/view/192 Acesso em: 30 abr. 2024.

FIORIN, J.L. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2017.

KUENZER, A. Z. Educação, linguagens e tecnologias: as mudanças no mundo do

trabalho e as relações entre conhecimento e método. In: CANDAU, V.M. ( org.) Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

KUNZ, E. (Org.). Didática da educação física 1. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7.ed. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2006.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

MACEDO, R. F. Q.; CRUZ, A.S.; SANTANA, D. B. O corpo como linguagem: uma proposta interdisciplinar a partir de textos multimodais. Open Minds International Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 73–90, 2023. DOI: 10.47180/omij.v4i1.197. Disponível em: https://www.openmindsjournal.com/openminds/article/view/197. Acesso em: 30 abr. 2024.

MCCAW, Dick. Por uma filosofia do corpo em movimento. In: BRAIT, B.; GONÇALVES. J. C. (Orgs). Bakhtin e as artes do corpo. São Paulo: Hucitec, 2021. Pp. 57-82.

MENEZES, R. D. Artes surdas - Mãos, lutas e (re)existências. São Paulo: Mentes Abertas, 2024. 248 p.

MENEZES, R. D. Ode às mãos: a presença do real nas artes surdas como motivadora do ato responsável e humanizado. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino). Campina Grande: PPGLE-UFCG, 2023, 214 pp.

MIOTELLO, Valdemir. Bakhtin e o lugar da linguagem na psicologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.

NEIRA, M. G. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1., p. 81-90, jan./mar. 2008.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NUNES, M. L. F. Educação Física e esporte escolar: poder, identidade e diferença. 2006. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

PEREIRA, R. S. Multiletramentos, tecnologias digitais e os lugares do corpo na educação. 2014. Tese de Doutorado. (PPGE) Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

PONZIO, A. A Revolução Bakhtiniana. Trad. Valdemir Miotello. São Paulo: Contexto, 2015.

SANTANA, D. B A Dialogicidade do Corpo na Dança Breaking enquanto Potência de Linguagens: Uma Análise Dialógica do Discurso do Documentário Break é Fome. Pesquisa de doutorado em andamento (Doutorado em Linguagem e Ensino). Campina Grande: UFCG, 2024.

SANTANA, D. B. Corpo, Linguagens e Multiletramentos: Uma Proposta Didática Dialógica para o Ensino da Dança nas Aulas de Educação Física. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

SANTANA, D. B.; COSTA, E. M. B.; SOUZA, F. M. “Professor, bota brega funk!?”: os (des)encontros da relação escola - comunidade expresso no corpo dançante nas aulas de educação física. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 22, p. 1, 2023b. Disponível on-line: http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/7003 Acesso em 23 out. 2024.

SANTANA, D. B.; COSTA, E. M. B.; SOUZA, F.M. Do palco à escola: experiências formativas de um bailarino e professor da educação básica reveladas na fruição estética da dança. DESENREDO, v. 9, p. 101-122, 2023a. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/13952. Acesso: 23 out. 2024.

SANTANA, D.; SOUZA, F..; DI CAMARGO JR., I. Notas para uma dialogicidade do corpo: a linguagem da dança e do cinema nas aulas de educação física. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 20–44, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31930. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31930. Acesso em: 29 abr. 2024.

SILVA, A. T. FERNANDES, C. C. DEBIEN, J. B. P. CANTANHEDE, A. L. I. Conhecimento sobre as abordagens pedagógicas da Educação Física: escola estadual x escola particular. EF Deportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 151, Diciembre de 2010.

SOARES, C A; HALLAL, P.. Interdependência entre a participação em aulas de Educação Física e níveis de atividade física de jovens brasileiros: estudo ecológico. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 20, n. 6, p. 588-597, 2015. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/5999. Acesso em: 15 dez. 2022.

SOARES, C. L. Educação Física: raízes européias e Brasil, 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z. VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOBRAL, A. Filosofia primeira de Bakhtin: roteiros de leitura comentada. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

TEIXEIRA, M. Considerações sobre o corpo em Mikhail Bakhtin. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, 10(1), 46-52, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica (1926). In: VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João, 2013, p. 71-100.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2021.

XAVIER, M. M.; ALMEIDA, M. F. Redes sociais, linguagem e interação discursiva. In: XAVIER, M. M. (Org.). Linguística contemporânea: estudos sobre discursos, cultura digital e ensino. 2020, p. 183-197.

XAVIER, Manassés Morais. Cinema e memória de futuro: cenas de uma narrativa à luz de Bakhtin”. In: DI CAMARGO, Ivo Jr. A memória de futuro em tela: diálogos entre o cinema e Bakhtin. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.

Downloads

Publicado

12-05-2025 — Atualizado em 12-05-2025

Versões

Como Citar

SOUZA, Fábio Marques de; CRUZ , Alexandre de Souza; MACEDO, Ramon Fagner de Queiroz Macedo. O CORPO ENQUANTO LINGUAGEM A PARTIR DA PERSPECTIVA DO CÍRCULO DE BAKHTIN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. FI01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39939. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/39939. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.